Esportes

Só um milagre salva o
Santo André da queda

  DANIEL LIMA - 01/03/2024

Nem mesmo se vencer os dois jogos que restam, contra o Corinthians amanhã na Neo Química e na última rodada no Bruno Daniel diante da Ponte Preta, o Santo André dependerá apenas de suas próprias forças para escapar do rebaixamento à Série A-2, Segunda Divisão, do Campeonato Paulista. Essa é só aparentemente a pior notícia para o mais tradicional clube da região. De fato, é a melhor notícia. As demais são integralmente dramáticas.

Se ganhar os seis pontos que restam, o que seria uma curtíssima trajetória milagrosa, o Santo André praticamente escaparia do rebaixamento. Com 11 pontos, muito provavelmente ficaria à frente de Guarani, Ituano ou mesmo da Portuguesa, rivais na luta contra a queda. Não custa lembrar que caem dois.

Por mais complexo que seja, esse é o melhor cenário que se vislumbra para o Santo André nessa reta de chegada do principal campeonato estadual do País. Daí dá para compreender o tamanho do rombo classificatório construído nas 10 rodadas já realizadas.

ÚLTIMA RODADA

O Santo André ganhou apenas cinco pontos em 30 disputados, com cinco empates e cinco derrotas. Tem saldo negativo de nove gols. Ganhar seis pontos de seis a serem disputados seria uma façanha.

Sorte do Santo André por ainda não ter sido arremetido à Segunda Divisão. Há três concorrentes de infortúnio. No site Chance de Gol o Santo André está com 85% de possibilidades de rebaixamento. O trio que o segue reduz o tamanho do prejuízo de acordo com a classificação.

A única possibilidade de o Santo André ser rebaixado já nesta rodada do final de semana é perder para o Corinthians e, complementarmente, Ituano, Guarani e Portuguesa vencerem os jogos programados. Tudo indica, portanto, que, na pior das hipóteses, ou seja, mesmo com derrota diante do Corinthians, o Santo André ainda possa respirar por aparelhos na rodada decisiva.

TENSÃO E DESESPERO

Tudo indica também que qualquer combinação de resultados do Santo André e dos demais degoláveis na rodada deste final de semana só aumentará o ambiente de tensão e desespero na 12ª e última rodada da competição.

De qualquer maneira, o Santo André precisa ganhar pelo menos um dos dois jogos que restam para tentar fugir do rebaixamento. Com oito pontos e uma vitória, o Santo André escaparia desde que Ituano e Guarani não façam mais que um ponto nos dois jogos que restam. Se um dos dois fizer mais de um ponto, a Portuguesa teria de perder os dois jogos.  

Se conseguir ganhar quatro dos seis pontos que ainda vai disputar, o Santo André chegaria ao total de nove, mas também teria de contar com a soma de apenas dois pontos de Ituano e Guarani porque totalizaria apenas uma vitória, primeiro critério de desempate na classificação, situação que já contempla os adversários diretos.

SALDO COMPROMETIDO

Como se não bastassem os números expostos, o Santo André ainda é açoitado pela dramaticidade complementar do saldo de gols, segundo critério de desempate classificatório (o primeiro é número de vitorias), porque está abaixo dos demais concorrentes. Dessa forma, a condicionalidade imposta pela tabela detalhada adiciona grau de dificuldade à fuga do rebaixamento.

O que possivelmente ajude o Santo André nas duas rodadas é o desenho contextual dos jogos que restam. Quanto mais as equipes envolvidas estiverem disputando para valer os pontos em jogo, menor será o índice de relaxamento. A briga pelo primeiro lugar em cada grupo, que dá direito a disputar o primeiro mata-mata com apoio da torcida, é um vetor relevante à avaliação de cada jogo. Mas o que vale para os três concorrentes, também vale para o Santo André.

Apenas de forma marginal na briga contra o rebaixamento, o Botafogo recebe em casa a Portuguesa precisando de pelo menos um ponto para fugir matematicamente da queda. Com 11 pontos, a equipe de Ribeirão Preto correria riscos em caso de derrota porque tanto Ituano quando Guarani, poderiam chegar a 12.

O sonho do Santo André, no interior de uma matemática rocambolesca, seria não entregar a terceiros a sorte de permanecer na Primeira Divisão Paulista na rodada final diante da Ponte Preta. Para que isso seja possível, precisaria vencer o Corinthians e contar com derrota ou empate de Ituano e Guarani, ou Portuguesa, neste final de semana. Veja a situação de cada um dos times que estão flertando com o rebaixamento:

1. Santo André tem cinco pontos ganhos, nenhuma vitória, saldo negativo de nove gols e cinco gols marcados. Joga fora com o Corinthians e em casa com a Ponte Preta.

2. Ituano tem seis pontos ganhos, uma vitória, saldo negativo de 11 gols e três gols marcados. Joga fora de casa com o Internacional de Limeira e em casa com o São Paulo.

3. Guarani tem seis pontos ganhos, uma vitória, cinco gols de saldo negativo e oito gols marcados. Joga fora com o Botafogo e em casa com o Red Bull.

4. Portuguesa tem sete pontos ganhos, duas vitórias, oito gols de saldo negativo e sete gols marcados. Joga em casa com o Mirassol e fora com o Novorizontino.

Leia mais matérias desta seção: