Imprensa

Veja as perguntas para o
Coronel Edson Sardano

  DANIEL LIMA - 07/02/2024

O agora novamente vereador e até recentemente secretário de Segurança e Cidadania da Prefeitura de Santo André, Coronel Edson Sardano, é mais um integrante do universo político e social da região a receber questionamentos do projeto Entrevista Especial. As questões formuladas seguem logo abaixo.

O Coronel Edson Sardano participará desse projeto inédito no jornalismo regional seguindo o próprio juízo de valor em relação aos dispositivos definidos. Ou seja: terá alternativas para responder ou não integralmente às perguntas, bem como também poderá responder parcialmente. Seguem as questões: 

CAPITALSOCIAL – Como o senhor se sente para valer vendo seu nome numa lista de nove supostamente candidatos do Paço e, na sequência, observar que a lista não seria mesmo para valer já que apenas dois nomes vazam na Imprensa como de fato prioritários para a sucesso? O senhor se sente enganado ou tudo isso faz parte de um show combinado entre as partes?

CORONEL SARDANO –

CAPITALSOCIAL – O senhor acredita que, aconteça o que acontecer, a unidade atual do grupo que comanda a Prefeitura de Santo André resistiria a eventuais defecções por conta justamente de expectativas criadas com a seleção de nove nomes que, como afirmamos, parecem não ser levados a sério numa disputa de espermatozoides para chegar oficialmente como indicado do Paço?

CORONEL SARDANO --

CAPITALSOCIAL – Qual é o balanço que o senhor faz de sua participação no atual governo municipal, quer como vereador, quer como secretário na área de Segurança? Sente que o que é dado ao conhecimento público refletiria de fato o que colocou em prática?

CORONEL SARDANO –

CAPITALSOCIAL – Qual é a saída para Santo André safar-se dos piores indicadores de roubo e furtos de veículos do Estado tendo como passivo a geografia de fazer divisas com a Capital, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo e São Caetano, ou seja, todas as periferias desses municípios? Santo André está condenada a fracassar?

CORONEL SARDANO –

CAPITALSOCIAL – Ainda sobre questão de Segurança Pública, não o vimos na Imprensa com gestos grandiloquentes de resultados supostamente obtidos. O senhor acha que essa área demanda muita cautela e discrição, evitando-se, portanto, criar falsas expectativas que o tempo desmascara?

CORONEL SARDANO –

CAPITALSOCIAL – Quais os pontos que o senhor considera ativos relevantes para reivindicar candidatura à chefia do Executivo de Santo André?

CORONEL SARDANO –

CAPITALSOCIAL – O senhor considera que exista no grupo do prefeito Paulinho Serra algum possível candidato acima da média e que, por conta disso, determinaria a unificação ou reunificação desse mesmo grupo?

CORONEL SARDANO --

CAPITALSOCIAL – O senhor é de família tradicional em matéria de solidariedade social em Santo André. Numa análise fria, como observa o crescimento exponencial da pobreza na cidade e na região?

CORONEL SARDANO –

CAPITALSOCIAL – Como o senhor se sente diante da informação que coloca Santo André na posição 181 do ranking estadual de PIB per capita, com queda sucessiva a cada novo ano, configurando-se ao longo dos tempos a inapetência para superar com alguma alternativa de matriz econômica a desindustrialização aguda.

CORONEL SARDANO –

CAPITALSOCIAL – O senhor entende que Santo André precisaria de uma força-tarefa para, finalmente, encontrar estratégia a uma reviravolta no histórico de esvaziamento econômico que a impacta há praticamente três décadas? Não é arriscado depender cada vez mais da única cadeia da indústria de transformação que sobrou, no caso o petroquímico-químico?

CORONEL SARDANO –

CAPITALSOCIAL – Se o senhor fosse desafiado a expressar características dos prefeitos que ocuparam a Prefeitura de Santo André a partir de 1990, como resumiria a atuação conjunta deles, não individualmente. O que o conjunto deixou de principal ativo e de principal passivo quando se colocam na balança crítica o que era e o que é Santo André hoje?

CORONEL SARDANO – 

CAPITALSOCIAL – Quando o senhor lê que Santo André deveria mudar a letra do hino oficial, retirando-se o Viveiro Industrial e colocando-se o Viveiro Assistencial, mesmo que seja apenas uma provocação desafiadora, qual é o seu sentimento?

CORONEL SARDANO --   

CAPITALSOCIAL – O eleitor de Santo André que vai às urnas em outubro próximo decidirá o voto em termos percentuais levando-se em conta as questões locais, as questões estaduais e as questões nacionais em quais proporções? Ou seja: o voto para prefeito valerá quanto, individualmente, na hora do voto na urna. E entre o ambiente estadual e o ambiente federal, quais seriam os pesos relativos?

CORONEL SARDANO --   

Leia mais matérias desta seção: