São Bernardo lidera Gestão
Fiscal do Ranking Nacional
DANIEL LIMA - 22/09/2023
A liderança à qual me refiro na manchetíssima de hoje está circunscrita aos municípios do ABC Paulista que participam, entre 410 concorrentes, do Ranking de Competitividade dos Municípios Brasileiros. O espaço reservado ao título, que é padrão, obstruiu a especificidade. Não existe nada de manipulador, portanto. Não suporto sites e jornais que usam esse tipo de armadilha editorial como sistemática prática de enganação. Fake news não tem espaço aqui.
A manchetíssima que pretendia ver no topo seria mais ou menos a seguinte: “São Bernardo lidera Ranking de Competitividade Fiscal na região”. Não cabe no espaço pré-definido nem que a vaca da Dilma Rousseff tussa.
Esta é a quarta edição em que analiso os dados divulgados recentemente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização com sede na Capital.
Na classificação geral, que envolve três dimensões dos estudos, São Caetano é quinta colocada, São Bernardo a 14ª e Santo André a 73ª. Diadema e Mauá estão lá embaixo.
A grande surpresa para quem imagina que, sendo São Caetano o que é (ou seja, o melhor endereço regional quando mensurado tecnicamente um coquetel de dados de vários eixos temáticos) seria imbatível na região, num confronto doméstico, é que na área de Sustentabilidade Fiscal registra desastre numérico.
São Caetano não passa de 136ª colocação. Bem abaixo, portanto, do 13º posto registrado por São Bernardo e mesmo da 67ª posição de Santo André. Diadema vai mal das pernas também nas finanças, como de resto nas outras dimensões, ao registrar a 321ª posição. Um pouco pior que Mauá, na 289ª posição.
Tenho especial gosto pela tradução de competições técnicas elaboradas por especialistas que, por não terem formação jornalística, tratam tudo com esmero acadêmico.
Para melhor entendimento, o Ranking de Competitividade dos Municípios Brasileiros poderia ser definido em termos populares como o Campeonato Brasileiro de Competitividade em três divisões. A primeira seria Institucional, a segunda Social e a terceira, que está nesta edição, de ordem Fiscal.
São competições com praticamente o mesmo peso relativo. No Brasileiro de Futebol as três principais divisões (existe uma quarta também) são diferenciadas em termos técnicos. A Série A é mais disputada em qualidade que a Série B que por sua vez é melhor que a Série C. Nesse Ranking de Competitividade dos Municípios, todas as dimensões se equivalem.
Por conta disso, São Caetano possivelmente teria tido posicionamento geral ainda melhor que o quinto se não derrapasse tanto na Gestão Fiscal. São Bernardo, nesse ponto, embora em 14º lugar na classificação geral das três categorias, é mais equilibrada. Não derrapou em nenhuma das competições. E Santo André, por sua vez, fica numa zona pouco expressiva, mas também distante das últimas posições gerais.
Diadema e Mauá vão mal. Nem se poderia esperar algo diferente. Santo André, São Bernardo e São Caetano têm mais resiliência para suportar o peso da desindustrialização que está subjacente aos dados gerais.
Não tem como escapar. A Economia é que dita a ordem classificatória de todos os quesitos de uma sociedade e do Estado, no caso os Municípios. Por essas e outras que quando denomino determinados prefeitos de varejistas, fazedores de obrigações orçamentárias, alguns não me entendem. Quem faz a diferença é quem faz diferente.
Para refrescar a memória, sem precisar recorrer aos textos anteriores para enxertar o de hoje, veja os principais trechos das análises vinculadas aos dados do CLP, pela ordem cronológica de publicação neste site:
CLP dinamita propaganda
enganosa de Paulinho Serra
DANIEL LIMA - 28/08/2023
A adoção de um marketing fantasioso da Administração de Paulinho Serra, que conta com a cumplicidade de parte da imprensa, veio abaixo com a dinamite restauradora do Ranking de Competitividade dos Municípios, macroindicador que contêm algumas imperfeições metodológicas, mas é um mapeamento respeitável de saúde econômica, institucional e social. Produzido pelo CLP (Centro de Liderança Pública), o ranking coloca Santo André na 73ª posição. Está muito abaixo da 14ª colocada São Bernardo e, ainda mais distante, da quinta colocada São Caetano. Mauá ocupa a posição 203, um pouco acima de Diadema, 155ª colocada. (...). A primeira dimensão do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa as instituições de cada Município, centralizando atenção nos pilares de sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública. A segunda dimensão observa vetores sociais e o atendimento à sociedade, compondo os pilares de saúde, educação, segurança, saneamento e meio ambiente. Por fim, o terceiro pilar revela a dimensão econômica, incluindo os pilares de inserção econômica, inovação e dinamismo, capital humano e telecomunicações.
Na Dimensão Econômica, São Caetano ocupa a 13ª colocação, São Bernardo a 55ª e Santo André apenas a 148ª. Na Dimensão Institucional, São Bernardo é a 13ª colocada, Santo André a 67ª e São Caetano a 136ª. Na Dimensão de Sociedade, São Caetano é a primeira, São Bernardo a 8ª e Santo André a 60ª colocada. A liderança geral do Ranking de Competitividade dos Municípios Brasileiros é ocupada por Florianópolis, Capital de Santa Catarina, com 65,92 pontos dos 100 possíveis. São Paulo, Barueri, Porto Alegre, São Caetano, Curitiba, Campinas, Vitória, Santana de Parnaíba e Santos completam os 10 primeiros postos. O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma maratona de indiciadores envolvendo 65 temáticas e conta com a participação de 410 municípios com pelo menos 80 mil habitantes. Praticamente nada relacionado à gestão pública escapa ao inventário da organização. (...). O Ranking de Competitividade dos Municípios deixa evidenciado que Santo André paga o preço histórico da decadência econômica que já completou quatro décadas. (...). Em Saneamento Básico, Santo André está um pouco melhor que São Bernardo (63ª posição ante 74ª posição), mas apanha feio de São Caetano (nona colocada). Em Segurança Pública, não é por acaso que há duas semanas Paulinho Serra foi atormentado com a liderança nacional de roubos e furtos de veículos. No Ranking de Competitividade dos Municípios está na posição 75, ante a 32ª de São Bernardo e a 3ª de São Caetano. Em Sustentabilidade Fiscal, Santo André tem posicionamento geral abaixo da média de todos os próprios indicadores ao se colocar na 92ª posição, ante a 36ª de São Bernardo e a 84ª de São Caetano. Em Funcionamento da Máquina Pública, Santo André de novo está muito abaixo do ideal, na 94ª posição, ante a 28ª de São Bernardo e a 192ª de São Caetano. Em Inovação, Santo André é a 103ª colocada, São Bernardo a 25ª e São Caetano a 30ª. Em Inserção Econômica, Santo André está na posição 109, antes a 64 de São Bernardo e a 2ª de São Caetano. O Capital Humano de Santo André ocupa a posição 149 no ranking, ante 135 de São Bernardo e 21 de São Caetano. Em Telecomunicações, Santo André vai muito mal, na posição 291, ante 317 de São Bernardo e 218 de São Caetano. Ou seja: nenhum dos três municípios escapa. A Qualidade de Ensino de Santo André ocupa a posição 114, ante a 30ª posição de São Bernardo e a 2ª posição de São Caetano. O Acesso à Educação coloca Santo André na posição 114, São Bernardo na 47 e São Caetano na 3ª posição. A Qualidade de Saúde de Santo André está na posição 106, ante a 90ª de São Bernardo e a 10ª posição de São Caetano. O Acesso à Saúde é desastroso em Santo André, que ocupa a posição 276, ante a posição 55 de São Bernardo e a posição 28 de São Caetano.
G- 22: Diadema e Santo André
desabam em competitividade
DANIEL LIMA - 05/09/2023
Entre os cinco endereços da região que participam para valer do G-22, o Clube dos Maiores Municípios do Estado de São Paulo, o pior colocado é Diadema. A métrica se refere ao Eixo de Desenvolvimento Econômico do Ranking de Competitividade dos Municípios Brasileiros. Entretanto, a maior decepção é mesmo Santo André, que está muito abaixo da classificação geral na mesma categoria. (...). O Eixo de Desenvolvimento Econômico, espécie de competição à parte do Ranking de Competitividade dos Munícipios que envolve outras duas categorias (Social e Institucional) integra os estudos anunciados recentemente pelo CLP, Centro de Liderança Pública, organização com sede na Capital. Decidimos parametrizar os resultados da categoria enquadrando todos os municípios que compõem o G-22. Essa é uma maneira de estabelecer comparações mais consistentes sobre o nível de resultados desses municípios. Embora não haja surpresa com Diadema (...) quem mais decepciona mesmo é Santo André, que ocupa a 15ª posição entre os 20 municípios titulares do G-22 com posicionamento abaixo da média geral, ou seja, quando se somam os resultados das três categorias. Santo André é apenas a 148ª colocada no Eixo de Desenvolvimento Econômico do CLP, embora seja a pouco efetiva 73ª quando envolve as três dimensões.
Santo André ocupa Série C
no Ranking Social Brasileiro
DANIEL LIMA - 14/09/2023
São Caetano está em primeiro lugar, São Bernardo em oitavo e Santo André em 60º. Outros dois endereços da região ocupam posições ainda inferiores. Esse é o resumo da Dimensão Sociedade do Ranking de Competitividade dos Municípios Brasileiros, especialidade do Centro de Liderança Pública. (...). O que temos é o reconhecimento estatístico de que São Caetano é mesmo uma ilha de prosperidade social, quando isso está restrito aos setores de Educação, Saúde, Saneamento Básico e Segurança. São Bernardo não fica quase nada atrás, o que é um conjunto de resultados surpreendente. Afinal, só neste século São Bernardo foi enxertada socialmente pelo equivalente a uma população inteira de São Caetano, de 160 mil habitantes. Fracasso mesmo, porque mais uma vez sente as dores de uma desindustrialização cruel sem que tenha reagido à altura tanto no campo econômico quanto social, é Santo André. O 60º posto classificatório corresponderia à Terceira Divisão de Competitividade Social, caso se estabelecesse, por analogia, o mesmo critério do Campeonato Brasileiro de Futebol, com 20 equipes em cada divisão. (...). A má notícia para Santo André é que a colocação remete a risco a permanência na Série C. No ano que vem, quando for atualizada a classificação, não há garantia alguma de que permaneceria no último posto possível da competição. Ou seja: Santo André está às portas da Série D. É muita inveja do time de futebol. (...) . Em todos os indicadores do Ranking Social Santo André perde para a campeã São Caetano e em quase todos para São Bernardo. No critério de Acesso à Educação, Santo André ocupa a 114ª posição geral, ante a 47ª de São Bernardo e a 3ª de São Caetano. No critério de Qualidade da Educação, Santo André é a 93ª colocada, São Bernardo a 30ª e São Caetano a 2ª. No critério de Acesso à Saúde, Santo André é a 276ª entre os concorrentes nacionais, São Bernardo é a 55ª e São Caetano a 28ª. No critério de Qualidade da Saúde, Santo André é a 106ª colocada, São Bernardo a 90ª e São Caetano a 10ª. No critério de Meio Ambiente, Santo André é a 89ª colocada, São Bernardo a 74ª colocada e São Caetano a 400ª. No critério de Saneamento Básico, Santo André é a 63ª colocada, São Bernardo a 74ª e São Caetano a 9ª. E no critério de Segurança Pública, Santo André é a 75ª, São Bernardo a 32ª e Santo André a 3ª.
Leia mais matérias desta seção:
04/11/2024 PREFEITO VAREJISTA E PREFEITO REFORMISTA
30/10/2024 PREFEITOS PRECISAM MONITORAR ECONOMIA
23/10/2024 DEZENOVE DESAFIOS À ESPERA DE GILVAN
22/10/2024 Uma entrevista que pode iluminar Gilvan Júnior
17/10/2024 COMO GILVAN PODE TIRAR SAÚDE DO CAOS
15/10/2024 SÃO BERNARDO DÁ UMA SURRA EM SANTO ANDRÉ
30/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (5)
27/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (4)
26/09/2024 Quem é o melhor entre prefeitos reeleitos? (3)
818 matérias | página 1
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82