Sociedade

Quem é da Elite Intelectual e
da Elite Cognitiva na região?

  DANIEL LIMA - 06/05/2022

Talvez coloque logo abaixo alguns indicadores-chave que poderiam distinguir uma coisa da outra. Entretanto, é mais provável que mude de ideia durante o trajeto explicativo e deixe para a semana que vem o teste para os leitores autoanalisarem qual é a posição que ocupariam na sociedade regional.  

Elite Intelectual e Elite Cognitiva são porções diferentes na cadeia de suprimentos de potencial de cidadania.  

Elite Intelectual todo mundo deve saber do que se trata. Bem diferente de Elite Cognitiva que, até prova em contrário, é invenção da cabeça maluca deste jornalista. Pelo menos no sentido que estou dando à expressão.  

Retirei Elite Cognitiva do léxico da medicina, mas o sentido é outro, de sentido sociológico propriamente dito.  

COGNITIVIDADE DESAFIADORA  

Sei que não faltam leitores que, ao acompanharem a manchetíssima de hoje, trataram de levantar o braço, em posição clássica de que estão no jogo da intelectualidade tradicional, no sentido estrito da expressão. Gente inteligente ou que se supõe inteligente entende fácil uma mensagem provocativa.  

Duvido, entretanto, que os leitores tenham tido comportamento semelhante à questão seguinte, de cognitividade, porque, provavelmente, não entenderam o sentido proposto.  

Para ser sincero, reto e direto, ao formular a expressão Elite Cognitiva também não tinha e ainda não tenho a dimensão das explicações e justificativas que pretendo imprimir de modo que a diferencie da mais popular e badalada “Elite Intelectual”.   

Ao invadir esse novo campo comportamental, ou seja, de Elite Cognitiva, me sinto quase que pelado com as mãos nos bolsos, mas vou em frente porque considero desafiador tecer arrazoado que se desloque de um polo privilegiado, no caso Elite Intelectual, e se insira numa reserva com tessitura humanística e cultural mais elevada.  

E vamos tratar disso,  já começando a crer que não faltará tempo para elaborar questionário que distinguiria uma nata da sociedade de outra nata da sociedade.  

Até porque, são natas que não se misturam necessariamente. Mas que, sem dúvida, estão em patamares semelhantes de especulações, de confrontos.  

Quando membros da Elite Intelectual pretendem ser mais que cabeças pensantes e cruzam a linha divisória de determinadas equações desafiadoras, interdita-se, quando não se dinamita, a divisão maior em forma de Elite Cognitiva.  

DECIFRANDO COGNIÇÃO  

Elite Intelectual é a Elite Cognitiva sem a inquietação moral, ética e humana da segunda.  

Elite Cognitiva é a Elite Intelectual despida de individualismo exacerbado e de armadilhas restritivas à expressão plena e dinâmica de virtudes comprometidas além do campo individual.  

Só existe Elite Cognitiva diante do caso positivo de que também vige equação interpretativa de que existe Elite Intelectual. A bola rola para os dois times, mas o time da Elite Cognitiva sempre vai ganhar o jogo social porque tem mais apetrechos técnicos e éticos. Portanto, é impossível que uma coisa não derive da outra.  

Entretanto, é preciso imantar ideais de Elite Cognitiva para puxar o fio da meada que identifica a Elite Intelectual. O risco é que a turma da Elite Intelectual é camaleônica e, portanto, nem sempre detectável na especificidade que a compõe. Sobremodo quando conta com o anteparo de Mandachuvas.  

DESAFIO ENORME  

Um capadócio que jamais se enquadrará preliminarmente ou mesmo umbilicalmente no conceito de Elite Intelectual jamais seria alçado à condição de Elite Cognitiva. Capadócios se dão bem em hipódromos. 

Trata-se, como se observa, de um gigantesco desafio a tecer distinções entre uma coisa e outra. Lembro aos leitores que estou escrevendo sem nenhum preparo anterior, ou seja, sem pesquisar coisa alguma, exceto o fato de que não encontrei a expressão “Elite Cognitiva” no sentido que estou expondo.  

IRMÃ SIAMESA 

Acho que demorou um bocado para chegar como estou chegando a essa aventura avaliativa. Não falta no mercado de holofotes de supostos integrantes de elites quem acredita que basta ser uma coisa (Intelectual) que se garante a outra (Cognitiva). 

Como nestes tempos de tolerância zero ao contraditório, Elite Intelectual também pode ser sinônimo de teimosia, destempero, vezo ditatorial e tudo o mais. Quem acompanha as redes sociais das chamadas elites de pensadores reconhece-os imediatamente.  

A ignorância não pode ser subestimada como irmã siamesa de Elite Intelectual porque tanto uma quanto a outra levam a estultices. Opinião é uma barra de ferro. A plasticidade da argumentação é jogada no lixo tanto por um como por outro conceito.   

A ignorância é o carro-chefe de exageros logo identificáveis. Já a Elite Intelectual salta desse bonde de horrores com esperteza e rebuscamento semântico, quando não supostamente factual. São prestidigitadores à solta.  

SABATINA AFERIDORA  

Compor batalhões (seriam tantos assim?) que se perfilariam como representantes da Elite Intelectual e da Elite Cognitiva do Grande ABC é um desafio e tanto.  

A sabatina para aferir qualidades e deficiências dos primeiros e a grandeza dos segundos remeteria à corrida de espermatozoide. A diferença é que os concorrentes seriam poucos e os escolhidos, menos ainda. Como consequência, índices de fertilidade estariam ainda mais comprometidos.  

Outro ponto que ouso colocar em polos separados ao tratar de Elite Intelectual e Elite Cognitiva é que os aventurados da segunda turma jamais se permitiriam navegar nas mesmas águas dos Mandachuvas e Mandachuvinhas,  caso isso signifique atenderem a desejos dos poderosos de plantão. 

Quem faz parte da Elite Cognitiva jamais se misturará docilmente e jamais aceitará as regras das máfias de Mandachuvas e Mandachuvinhas. Máfias entra aí no sentido que o leitor bem entender.  

Já os membros da Elite Intelectual nadam de braçadas com Mandachuvas e Mandachuvinhas. Principalmente com Mandachuvas. Mandachuvinhas são geralmente amadores na arte de separar o joio do trigo de definições estratégicas ou táticas.  

Mandachuvinhas são apenas operadores sem destreza do pescoço para cima. Preferem mesmo exercitar toda a capacidade coreográfica de dobrarem a espinha e vizinhança corpórea.  

NEGANDO VALORES  

Entre outras variáveis, uma condição inegociável para se alcançar o patamar de Elite Cognitiva é explodir condicionantes impositivas de participar do mesmo jogo de negócios nebulosos de Mandachuvas e Mandachuvinhas.  

Quem é da Elite Cognitiva não abre mão de influenciar decisivamente a tomada de decisões em benefício da sociedade. A Elite Intelectual não leva nada disso em consideração. São grupais ou corporativas, quando não carreiristas.  

Portanto, quem se dobra ao adesismo acrítico, negando a própria essência de conhecimento compulsório da Elite Cognitiva, possivelmente sofreu rebaixamento moral e ético e, como tal, ingressou na equipe de Elite Intelectual.  

O que mais os Mandachuvas apreciam produzir é um bando de idiotas da Elite Intelectual como massa de manobra para alcançar intentos nem sempre nobres.  

SODOMA E GOMORRA  

Gente de lustro intelectual submissa a determinadas faixas de comportamento nestes tempos de Sodoma e Gomorra é gente sempre bem-vinda aos poderosos de plantão.  

Os Mandachuvas em larga maioria são pragmáticos e desdenham da Elite Intelectual, quando não a captura como matéria-prima à sustentação de imagem externa e de insumos internos. Elite Intelectual agregada a qualquer governo é explorada e exaurida sem opor resistência. 

Os Mandachuvas detestam mesmo a Elite Cognitiva. Tanto que a perseguem a ferro e fogo. Já os ignorantes que os servem, esses são indispensáveis. Até mesmo para estabelecerem referenciais que forneçam a métrica distanciadora entre a burrice servil e a inteligência subordinada.  

Duro mesmo é transformar Elite Cognitiva em massa de manobra. Aí, não seria mais Elite Cognitiva, claro. 

Vou preparar os próximos dias a sabatina que definirá quem é uma coisa e quem é outra coisa em termos de elite. Preparem-se para uma autoavaliação. Não custa nada. No mínimo, você terá a oportunidade de saber a quantas andam suas pretensões cidadãs. 

Leia mais matérias desta seção: