Esportes

Diferenças e semelhanças entre
PIB da Bola e PIB da Economia

  DANIEL LIMA - 22/04/2022

A construção de um time de futebol competitivo, desses que disputam a dianteira de um campeonato de pontos corridos, é semelhante à construção de um Município em forma de competência produtiva e de qualidade de vida.  Há muito em comum entre as duas atividades, mas também muito em antagonismo.  

Política e futebol não se misturam em forma de discussão em botecos e outros trecos porque sempre acaba em confusão, mas os estrategistas de um lado e de outro poderiam aprender mutuamente. 

Juntar futebol e política (no fundo, o PIB Tradicional, ou seja, Produto Interno Bruto não passa mesmo de uma competição política, de grupos organizados) é uma tarefa perigosa como conceituação de similaridades e dissonâncias. Mas não custa especular. 

TRIO DE FAVORITOS  

Vou ser prático, reto e direto. Se tivesse que apontar nesse começo de temporada do Campeonato Brasileiro os três maiores favoritos ao título, não pestanejaria, sem ordem de importância: Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro.  

Se tivesse que apontar as três cidades do Grupo A do Campeonato Paulista de Economia no crescimento do PIB desta temporada, indicaria Osasco, Jundiaí e Barueri.  

As três principais equipes concorrentes ao título nacional são tão superiores às demais que o quarto lugar deveria receber premiação especial da CBF. E não faltariam candidatos num bloco bem abaixo dos melhores.  

RISCO MENOR  

Já no caso do PIB convencional, relativo à produção de riquezas, o risco de alguma surpresa ao fim desta temporada é infinitamente menor.  

Sei que o leitor está considerando que o Carnaval fora de época obnubilou meu cérebro. Não é isso.  

O recado que quero repassar tem significado específico: nada é por acaso quando se adota métrica de meritocracia, planejamento,  competência, determinação e organização ao longo de determinado período.  

O PIB do Futebol e o PIB da Economia têm o mesmo significado nesse sentido. Não é obra do acaso. Entenda PIB como uma metáfora de resultados qualificados ou não.  

PIB do Futebol poderia ser chamado de Produto Interno da Bola. E PIB da Economia é o que todos conhecem -- Produto Interno Bruto. 

PAIXÃO COMPLICADORA  

Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro estão na ponta da língua como favoritos ao título da temporada porque contam com os melhores elencos e, mais que isso, com arranjos táticos e técnicos muito acima dos demais. Um time organizado faz de jogadores razoáveis bons jogadores e de potenciais craques, craques de verdade.  

O clássico do meio de semana no Maracanã entre Flamengo e Palmeiras foi uma aula de futebol moderno, digno de uma Premiere Ligue. O melhor jogo do ano. Ver o mistão do Corinthians em seguida, contra a Portuguesinha do Rio de Janeiro, foi uma tortura.  

O que diferencia o potencial de resultado nesta temporada entre o PIB do Futebol e o PIB da Economia é o excesso de paixão que a bola inspira.  

BOLSA DE APOSTAS  

O trio favorito ao título pode ser surpreendido por um outsider, mas a possiblidade é escassa. Afinal, são três organizações semelhantemente bem-preparadas contra uma eventual zebra.  

É preciso que o trio erre conjuntamente para que uma quarta eventual potência esportiva emerja. 

Ou seja: quem apostar num dos três favoritos levaria muito dinheiro para casa. Somados, eles contam com 85% de possibilidades de chegar ao título.  

A previsão é do Instituto CapitalSocial. E não me venham com desclassificação. Instituto CapitalSocial é uma ficção. Nada diferente de grande parte de institutos de pesquisas que se dizem reais, mas não passam de extensão de interesses escusos.  

ZEBRA IMPOSSÍVEL  

Já na Economia, propriamente no PIB, uma zebra entre os 20 municípios mais poderosos do Estado de São Paulo, que agrupei no G-22 (Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra estão apenas porque precisa ter o Grande ABC como um todo nas comparações) é praticamente impossível entrar em campo.  

A construção do PIB da Economia é mais demoradamente estrutural que o PIB do Futebol porque o PIB da Economia não está sujeito aos solavancos do fanatismo do PIB do Futebol.  

O PIB da Economia é uma embarcação de trajetória mais lenta, progressiva ou regressiva. O PIB da Bola é suscetível a movimentações bruscas. O PIB da Economia é um transatlântico. O PIB do Futebol é uma barcaça.   

BONS DE ANÁLISE  

Quando aponto os três favoritos ao PIB da Bola nesta temporada sigo um roteiro de observações próprias e de um certo consenso da crônica esportiva, principalmente de alguns expoentes aos quais presto atenção redobrada.  

Tostão e o ex-jogador Pedrinho são excelentes nas abordagens. Roger também. Caio é o comedimento a cada sílaba.  

Casagrande é um fazedor de marolas que insiste em misturar futebol e ideologia. É uma espécie de cota social da Globo. Seu conhecimento é limitado ao que praticou em campo, como razoável centroavante. Nada mais que razoável centroavante.  

Tenho o que chamaria de um embrião de manual de um time perfeito. Preparei-o já faz alguns pares de anos. Serve de plano de voo a observações de jogos a que assisto quando estou com paciência para ver como analista não como aficionado.  

São mais de três dezenas de indicadores. Prometi recentemente tratar do assunto em série de matérias nesta revista digital. Ainda não consegui conciliar tempo e desejo. O tiro atrapalhou muito a minha vida. Por outro, abriu meus olhos.  

TIME PERFEITO  

O que posso dizer dizendo é que o breve manual de um time perfeito jamais foi integralmente preenchido por alguma equipe ou mesmo seleção.  

Quem mais se aproximou da excelência ali programada foi o Barcelona dos bons tempos. O Flamengo de Jorge Jesus também flertou com a maioria dos quesitos. Na média geral, ao longo dos anos, a quase totalidade das equipes não chegou à metade das exigências. 

O leitor quer saber qual é a correlação da aplicabilidade daquele manual e os três favoritos desta temporada do Campeonato Brasileiro?  

Palmeiras, Atlético Mineiro e Flamengo preenchem por volta de 70% dos indicadores. O que  é um nível excepcional, postas as exigências deste perfeccionista.  

MUNDOS DIFERENTES  

Quanto ao PIB da Economia, ao destacar os três municípios com maiores potenciais de crescimento este ano no Campeonato Paulista da Série A, é possível que três ou quatro do segundo e imediato batalhão rompam projeções e ameacem os três.  

Os dados os favorecem como concorrentes fortes. Ao contrário do que se vê no futebol, há cidades vigorosas a concorrer pelos três primeiros lugares enunciados.  

A maior diferença entre o PIB da Bola e o PIB da Economia é que o PIB da Bola no futebol brasileiro está sujeito a trancos e barrancos, porque os clubes se deixam levar por exageros orçamentários e acabam caindo em desgraça.  

Está aí o Corinthians campeão absoluto do PIB da Bola da primeira década deste século como prova provada. E o Cruzeiro, então, segundo time mais vitorioso no mesmo período, que vai disputar pela terceira vez seguida a Série B do Brasileiro?  

ANEDOTA DO PREFEITO  

No PIB da Economia o processo de construção ou de desconstrução é vagaroso, muitas vezes imperceptível, Levam-se muitas vezes duas ou mais décadas para o desastre emergir.  

Por isso, quando um prefeito vem a público dizer que o PIB Econômico da cidade vai crescer 10% em determinado ano, esse prefeito é ruim da cabeça, doente do pé, iletrado economicamente ou propagandista do exagero.  

Dou nome e sobrenome desse prefeito: Paulinho Serra. O texto está disponível nesta revista digital.  

E dou números também: a média de crescimento anual do Valor Adicionado de Santo André nos primeiros quatro anos de Paulinho Serra no  Paço Municipal não assou de 0,64%. Crescer 10% num único ano é um escândalo de fake news público.  

Talvez nos últimos anos o caso mais espetacular no PIB da Bola em forma de crescimento e rompimento de fronteiras seja mesmo o do Bragantino que virou  Red Bull. Trata-se de particularidade de investimentos e organização clubista elogiável.  

BRAGANTINO INVIÁVEL  

O Bragantino ganhou  a Série B do Brasileiro, ficou entre os primeiros da Série A e agora disputa o Sul-Americano. Movido a muito dinheiro e competência, o Bragantino está atropelando muitos clubes tradicionais.  

O Bragantino Red Bull é espécie de Osasco, Jundiaí e Barueri ante o Grande ABC no PIB da Economia.  A velocidade entre uma coisa e outra é o que diferencia PIB da Bola e PIB da Economia.  

Não há no PIB da Economia nada que possa sugerir um Bragantino/Red Bull do PIB da Bola de uma temporada para outra. Não há milagre.  

Por isso, quando se fala em crescer 10% num determinado ano, contando para tanto, como justificativa furada, um empreendimento na área de serviços, de baixa valor agregado, o que temos é embuste retórico com finalidade eleitoral. 

Leia mais matérias desta seção: