Clique aqui para imprimir




Entrevista Especial

DANIEL LIMA - 28/11/2025

Quem não quer saber o que pensa o veterano líder petista de Santo André, Tiago Nogueira? O que pensa e o que diz Tiago Nogueira, dirigente do PT de Santo André? Foi o que fizemos ao encaminhar ao dirigente do PT de Santo André 10 perguntas centrais. Tiago Nogueira prometeu responder nos próximos dias, provavelmente até segunda-feira.

Os leitores vão acompanhar logo abaixo as perguntas que preparei para o vereador do PT de Santo André. Estou na expectativa de respostas. E o que seguirá quando Tiago Nogueira decidir responder é que reproduziremos o conteúdo integral aos leitores de CapitalSocial. Tudo sem qualquer comentário deste jornalista. Eventual análise ficaria para outra edição. Não queremos que  os leitores sejam eventualmente sugestionados pela intervenção deste jornalista.

Não custa lembrar que Tiago Nogueira se dispôs a responder a todas as questões de CapitalSocial. Fiquei surpreso, mas feliz. Afinal, não adianta temperar subjetivamente o que preciso dizer para que os leitores tenham conhecimento da situação. Poucos políticos do Grande ABC têm coragem de enfrentar este jornalista numa troca de ideias em formato de perguntas e respostas.

SEM LANTEJOULAS

Sabem por que? Porque estão acostumadíssimos com perguntas adocicadas e respostas convenientes. Não gostam do contraditório que os tirem do conforto de entrevistas sob encomenda. E entrevistas sob encomenda em qualquer plataforma de comunicação não nos interessa. Respeitamos profundamente os leitores.

Os leitores sabem que uma entrevista de encomenda é entrevista que lustra o ego do entrevistado, mas desonra o jornalismo e, principalmente, ofende os princípios de responsabilidade social e cidadania que CapitalSocial preza tanto quando o veículo que o originou, no caso a revista de papel LivreMercado.

Dito isso, vamos ao que interessa, ou seja, à entrevista propriamente dita. Lembramos apenas que poderíamos dizer muito mais, embora talvez nem seja preciso,  porque cansamos de denunciar nesta publicação as perguntas em forma de relações públicas que várias das mídias da região utilizam com frequência para demonstrar camaradagem, principalmente com os políticos. 

CAPITALSOCIAL – O senhor disse ainda outro dia no Legislativo de Santo André que o ex-prefeito Paulinho Serra faz mais oposição ao prefeito Gilvan Júnior que o próprio PT. Isso quer dizer que o ex-prefeito vai corrigir uma falha do PT?

TIAGO NOGUEIRA –

CAPITALSOCIAL – Consideramos os dois mandatos de Paulinho Serra um dos piores períodos da história de Santo André. Ele uniu marketing estratégico e varejismos em obras, além de uma vocação à fantasia de dados que o tempo está provando completamente infundados. Qual é a posição do PT a respeito dos dois mandatos de Paulinho Serra?

TIAGO NOGUEIRA – 

CAPITALSOCIAL – O PT perdeu para valer a classe média tradicional de Santo André,  um legado de Celso Daniel, ou ainda é possível corrigir a trajetória?  O modelo Celso Daniel, de classe média tradicional, conta com algum possível candidato petista?

TIAGO NOGUEIRA – 

CAPITALSOCIAL – O senhor estabeleceria paralelismos, antagonismos e sobreposições entre o prefeito Gilvan Júnior e o ex-prefeito Paulinho Serra? Traduzindo: onde eles seriam semelhantes e, portanto, sem serem iguais, onde seriam fortemente divergentes e onde poderiam ser identificados como iguais?

TIAGO NOGUEIRA --                             

CAPITALSOCIAL – Acabamos de apurar com dados oficiais que o desempenho em saúde e educação de Diadema é superior ao de Santo André, embora sejam mundos diferentes que supostamente favoreceriam muito a Santo André. Em comum existe o mau posicionamento dos dois municípios no Campeonato Brasileiro de Competitividade nas duas áreas. Como o senhor observa os dois resultados?

TIAGO NOGUEIRA –

CAPITALSOCIAL – Por que o PT de Santo André pratica descaso quase suicida ao  simplesmente esquecer o legado técnico-admnistrativo de Celso Daniel?

TIAGO NOGUEIRA -- 

CAPITALSOCIAL – Consideramos que o jogo político em Santo André está completamente dominado por situacionistas com viés de triunfalismo mesclado de controle social por pelo menos mais três mandatos. O que o senhor acha da situação?

TIAGO NOGUEIRA –

CAPITALSOCIAL – Santo André segue a cair continuamente no ranking de Desenvolvimento Econômico tanto no âmbito paulista quanto no federal. Quando os pressupostos de uma reação para valer vai estar na agenda dos políticos e da sociedade como um todo?

TIAGO NOGUEIRA -- 

CAPITALSOCIAL – A disputa eleitoral competitiva em Santo André dependerá das eleições presidenciais do ano que vem?

TIAGO NOGUEIRA –

CAPITALSOCIAL – Como o senhor observa os legislativos municipais como puxadinhos dos paços municipais e o Congresso Nacional cada vez mais incisivo na medição de forças com o Executivo Federal? Especificidades à parte, o senhor acredita que chegará um dia em que os legislativos municipais vão ganhar força e atuarão de forma menos submissa?

TIAGO NOGUEIRA --



IMPRIMIR