 
 DANIEL LIMA - 03/09/2025
DANIEL LIMA - 03/09/2025
Paulinho Serra perdeu para Orlando Morando e José Auricchio no Campeonato Brasileiro de Gestão Fiscal. Paulinho Serra perdeu de novo para Orlando Morando e José Auricchio, agora no Campeonato Brasileiro de Desenvolvimento Econômico. E Paulinho Serra perdeu, finalmente e outra vez, para Orlando Morando e José Auricchio no Campeonato Brasileiro de Gestão Pública.
Não tem mesmo saída quem perde três vezes no Campeonato Brasileiro de Competitividade dos Municípios, dividido em três categorias, tendo como concorrentes prefeitos que também ocuparam o cargo durante oito anos consecutivos. Paulinho Serra foi um prefeito de fracassos continuados na região e muito mais ainda no ambiente nacional.
Mas Paulinho Serra é glorificado pelos rasos porque é bom de voto. No mundo político de espetacularização do varejismo, quem tem mais marketing e apoio midiático sempre se dá bem. A sociedade servil e desorganizada que se dane.
Esse é o resumo da ópera dessa que é, no jornalismo regional, a mais minuciosa, atenta, independentemente e profunda análise do comportamento dos três prefeitos das cidades mais tradicionais da região.
MUITO PREJUÍZO
Entre janeiro de 2017 e dezembro do ano passado eles estiveram à frente das prefeituras de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Aliás, no caso de José Auricchio, o mandato foi iniciado somente em dezembro de 2017, por conta de impedimento determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral São Paulo. Mas, informalmente, Auricchio comandou São Caetano. Até assumir de vez o cargo pela quarta vez neste século.
O que os leitores vão acompanhar em seguida é uma multiplicidade de resultados relativos ao Campeonato Brasileiro de Gestão Pública, terceiro vértice do Campeonato Brasileiro de Competitividade dos Municípios. Na verdade, a denominação oficial dessa competição que envolveu na temporada passada 418 endereços municipais com mais de 80 mil habitantes é Ranking de Competitividade dos Municípios Brasileiros, produzido pela rigorosa organização Centro de Liderança Pública.
Como se observará logo abaixo, o Campeonato Brasileiro de Gestão Pública conta com seis Macroindicadores, ou pilares, e 36 indicadores. Todos estão detalhados em seguida, com as respectivas pontuações no ranking nacional. O desempenho de São Caetano, oitava classificada na competição geral, que envolve 65 indicadores, é amplamente dominador em relação a São Bernardo e, principalmente, a Santo André.
Para se ter ideia mais precisa dos resultados envolvendo os três municípios na classificação geral, São Caetano totaliza 2.480 posicionamentos quando se consideram os 36 indicadores em Gestão Pública. O que isso significa? Significa a soma de todas as colocações. São Bernardo soma 4.471 e Santo André 5.245 pontos. Quando mais pontos, menos qualificação nos resultados.
A área de Saúde, com nove dos 36 indicadores do Brasileiro de Gestão Pública, é um dos grandes problemas de Santo André. Em Acesso à Saúde, Santo André ocupa a posição 114 e em Qualidade da Saúde desaba para a posição 168 entre os 418 municípios. A Educação também coloca Santo André em situação desagradável, especialmente no Macroindicador de Acesso à Educação, ao ocupar a posição 161. Acompanhe todos os resultados do Campeonato Brasileiro de Gestão Pública nos Macroindicadores de Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente.
ACESSO À SAÚDE
No Macroindicador de Acesso à Saúde, Santo André ficou na posição 114, São Bernardo na 10ª e São Caetano na 86. São quatro os indicadores. Em Cobertura de Atenção Primária, Santo André ficou na posição 336, São Bernardo na 39 e São Caetano na 273. No indicador de Cobertura da Saúde Complementar, Santo André ficou em sétimo, São Bernardo em décimo e São Caetano em terceiro. No indicador de Cobertura Vacinal, Santo André ficou na posição 143, São Bernardo na 92 e São Caetano na 302. E no indicador de Atendimento Pré-Natal, Santo André ficou na posição 186, São Bernardo na 97 e São Caetano na 28.
QUALIDADE DA SAÚDE
No Macroindicador de Qualidade da Saúde, Santo André ficou na posição 168, São Bernardo na 62 e São Caetano em primeiro. No indicador Mortalidade Materna, São André ficou na posição 304, São Bernardo na 174 e São Caetano na primeira posição. No indicador de Desnutrição na Infância, Santo André ficou na posição 299, São Bernardo na 269 e São Caetano na quinta posição. No indicador de Obesidade na Infância, Santo André ficou na posição 294, São Bernardo na 305 e São Caetano na 82. No indicador de Mortalidade na Infância, Sant André ficou na posição 86, São Bernardo na 97 e São Caetano na terceira. No indicador de Mortalidade Por Causas Evitáveis, Santo André ficou na posição 65, São Bernardo na 24 e São Caetano na segunda colocação.
ACESSO À EDUCAÇÃO
No Macroindicador de Acesso à Educação, Santo André está na posição 161, São Bernardo na 53 e São Caetano na terceira colocação. No indicador de Taxa de Atendimento à Educação Infantil, Santo André ocupa a posição 95, São Bernardo a 55 e São Caetano a 13. No indicador de Taxa Líquida de Mátriculas no Ensino Fundamental, Santo André ocupa a posição 367, São Bernardo a 110 e São Caetano a terceira colocação. No indicador de Taxa Liquida de Matrículas no Ensino Médio, Santo André ocupa a posição 57, São Bernardo a 62 e São Caetano a primeira colocação. No indicador de Alunos em Tempo Integral na Educação Infantil, Santo André ocupa a posição 196, São Caetano a 66 e São Caetano a 13. No indicador de Alunos em Tempo Integral no Ensino Fundamental, Santo André ocupa a posição 115, São Bernardo a 54 e São Caetano a 40. E no indicador de Alunos em Tempo Integral no Ensino Médio, Santo André ocupa a posição 289, São Bernardo a 169 e São Caetano a 234.
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
No Macroindicador de Qualidade da Educação, Santo André ocupa a posição 98, São Bernardo a 52 e São Caetano a sexta posição. No indicador do IDEB – Ensino Fundamental nos anos iniciais, Santo André ocupa a posição 66, São Bernardo a 37 e São Caetano a 16. No indicador de IDEB – Ensino Fundamental nos Anos Finais, Santo André ocupa a posição 101, São Bernardo a 62 e São Caetano a sexta colocação. No indicador de IDEB – Ensino Médio, Santo André ocupa a posição 189, São Bernardo a 107 e São Caetano a 14 colocação. No indicador do ENEM, Santo André ocupa a posição 93, São Bernardo a 114 e São Caetano a 66.
SEGURANÇA
No Macroindicador de Segurança, Santo André ocupa a posição 212, São Bernardo a 119 e São Caetano a 157. No indicador de Mortes Violentas Intencionais, Santo André ocupa a posição 44, São Bernardo a 46 e São Caetano a quarta colocação. No indicador de Mortes por Causas Indeterminadas, Santo André ocupa a posição 406, São Bernardo a 373 e São Catano a 147. No indicador de Mortalidade de Jovens por Razão de Segurança, Santo André ocupa a posição 106, São Bernardo a 68 e São Caetano a 14. No indicador de Mortalidade nos Transportes, Santo André ocupa a posição 49, São Bernardo a 137 e São Caetano a quarta colocação. E no indicador de Mortalidade Hospitalar por Acidentes nos Transportes, Santo André ocupa a posição 222, São Bernardo a 102 e São Caetano a 118.
SANEAMENTO
No Macroindicador de Saneamento, Santo André ocupa a posição 46, São Bernardo a 60 e São Caetano a 10. No indicador de Cobertura no Abastecimento de Água, Santo André é primeira colocada, São Bernardo a 84 e São Caetano a 63. No indicador de Perdas na Distribuição de Água, Santo André ocupa a posição 176, São Bernardo a 63 e São Caetano a 15. No indicador de Perdas no Faturamento de Água, Santo André ocupa a posição 100, São Bernardo a 296 e São Caetano a 63. No indicador de Cobertura de Coleta de Esgoto, Santo André ocupa a primeira colocação, São Bernardo a 68 e São Caetano a 17. No indicador de Coleta de Resíduos Domésticos, Santo André ocupa a posição 294, São Bernardo a 169 e São Caetano a primeira colocação. No indicador de Destinação do Lixo, Santo André ocupa a primeira colocação, São Bernardo também a primeira colocação e São Caetano igualmente a primeira colocação. E no indicador de Cobertura de Tratamento de Esgoto, Santo André ocupa a posição 154, São Bernardo a 202 e São Caetano a 73.
MEIO AMBIENTE
Para completar, no Macro indicador de Meio Ambiente, Santo André ocupa a posição 88, São Bernardo a 75 e São Caetano a 413. No indicador de Emissão de Gases do Efeito Estufa, Santo André ocupa a posição 42, São Bernardo a 30 e São Caetano a 21. No indicador de Cobertura de Floresta Natural, Santo André ocupa a posição 89, São Bernardo a 80 e São Caetano a 418. No indicador de Desmatamento Ilegal, Santo André ocupa a primeira colocação, São Bernardo a 289 e São Caetano também a primeira. No indicador de Velocidade de Desmatamento Ilegal, Santo André ocupa a primeira colocação, São Bernardo a 330 e São Caetano a primeira colocação. Para completar, no indicador de Áreas Recuperadas, Santo André ocupa a posição 270, São Bernardo a 190 e São Caetano a 414.