Clique aqui para imprimir




Sociedade

DANIEL LIMA - 03/12/2024

Conte aqui colocado no meu ouvido que ouve tudo que é possível ouvir quantos vigaristas simpáticos você já conheceu ao longo da vida? Quantos? Se você não sabe definir o que é vigarista simpático, então vamos tentar esculpir o perfil padrão, caso contrário a resposta poderá subestimar ou superestimar.

Mais que isso: você poderá confundir as bolas. Vigarista simpático é expressão quase redundante. Talvez vigarista não precisasse do complemento de simpatia. Todo vigarista que se preza é simpático. Quem não o é pode ser menos eficiente. A porta aberta ao vigarista simpático é a empatia que desperta.

Não é justo que você atribua a quem não é vigarista a expressão sugerida. Vigarista simpático é espécime abundante no mundo dos humanos. A alta dosagem de psicopatia ajuda a explicar.

Vigaristas simpáticos são abundantes principalmente onde a meritocracia se sujeita a truques na escala social, mas também estão em todo o ambiente de encontros e desencontros. Na condição de cliente ou usuário, de paciente ou espectador, todos estamos arriscados a passar por vigaristas simpáticos.

CERTEZA DE IMPUNIDADE

É preciso ter muito cuidado com a zeladoria ética da tipificação. Vigarista simpático prevalecentemente vigarista simpático conta sempre com a certeza da impunidade, até porque vigarista simpático desativa o modo punibilidade do léxico pessoal.  Vigarista simpático que se preza honra a camisa de vigarista simpático. Não tem depressão, muito menos temor.

Se você por acaso ou naturalidade da lei de probabilidades se afastou de alguém que parecia vigarista simpático, e jamais atenderia a um chamamento do suposto vigarista simpático, você não  encontrou um vigarista simpático pela frente ou você tem uma característica específica para não entrar na contabilidade de vítima de vigarista simpático.

Por mais impressionante que seja, vigaristas simpáticos encontram barreiras de uma minoria com estacas à mão para perfurar o coração de maldades de vigaristas simpáticos. Essa turma de resilientes é raridade na praça da desconfiança senão automática mas vulnerável aos comuns dos mortais, mas existe.

COM METODOLOGIA

O comum dos humanos pratica a boa-fé não como enquadramento comportamental intocável, porque ninguém é trouxa o tempo todo. Acontece que diante de um vigarista simpático todo esse edifício de segurança acaba por ruir. Vigarista simpático tem artimanhas bem elaboradas de improviso ou como metodologia. Move-se entre o lodaçal da esperteza e a margem de manobra do mau-caratismo sem auto constrangimento. Vigarista simpático vive no lixo moral como  a mais límpida das criaturas.

Como posso escrever sobre vigaristas simpáticos sem ao menos ganhar algum fôlego entre uma frase e outra ao dedilhar o computador, como se pianista fosse? Simples: basta pensar em alguns vigaristas simpáticos que conheço ou conheci ao longo da vida e está tudo resolvido.

Basta, portanto,  a transfusão sensorial do cérebro esperto às mãos hábeis. Isso tenho de sobra, porque o faço desde os tempos de jovem quase imberbe, quando uma máquina de escrever mecânica me foi apresentada e decidi entrar numa escola de alfabetização datilográfica para ser um velocista e tanto. Nesse campo, a mediocridade passa longe de mim.

BOM DE BICO

É praticamente impossível, mesmo depois de vitimado, afastar-se definitivamente do vigarista simpático, mesmo que você esteja determinado a isso do fundo do coração e do desencanto da alma.

Vigarista simpático é bom de bico, muito bom de bico. Domina a arte cênica informal de parecer amigo, companheiro, atencioso, prestigioso e cúmplice, se precisar de tanto. O vigarista simpático faz das vítimas gato- sapato quando bem entender, como amante dominador da cena.

Vigarista simpático não precisa ter qualificações dos grandes atores do cinema, desses que arrebatam corações. Afinal, a teatralidade profissional sempre deixa resquício de forçada de barra, porque há sempre a explicitude de que se trata de uma farsa subjacentemente artística.

O vigarista simpático é naturalmente vigarista simpático porque isso faz parte da natureza dele. Faz parte da natureza e da safadeza do vigarista simpático ser o que é, mesmo nos piores momentos, nos momentos em que, supostamente, alguém pode desmascará-lo. Sangue frio, dissimulação, espirituosidade, tudo isso e muito mais constam do cardápio indigesto do vigarista simpático, sempre falante, sempre surdo.

SEM RETALIAÇÃO

Não aconselho aos incautos ou crédulos, tampouco aos inconformados e aos revoltados, qualquer ação retaliatória aos vigaristas simpáticos. A reação simplesmente vai ser uma operação oficial de passagem de recibo que poderia ser fixada na testa com os seguintes dizeres: eu sou um trouxa que se deixou levar por um vigarista simpático na plenitude de raízes perniciosas.

Não se passa recibo aos vigaristas simpáticos. Caso a reação seja essa mesma,  o risco que se corre é sofrer pela segunda vez. Os vigaristas simpáticos são mestres em provar que você, vítima dos vigaristas simpáticos, errou redondamente na premissa ou mesmo na fartura de provas de que esteja diante de um vigarista simpático.

Os vigaristas simpáticos são especialistas em contar histórias que o convencerão de que provavelmente tenham sido homenageados por Madres Terezas, pela Santa Igreja Católica, por todos os templos evangélicos e também por mortos que se levantaram dos túmulos para reverenciá-los.

Vigaristas simpáticos são uma espécie especial da qual para que você não contabilize fraturas emocionais, profissionais e espirituais, o único remédio é não encontrar um só exemplar deles,  onde quer que seja. Se encontrar, se preparem porque vigaristas simpáticos são mestres em arrebatar confiança, em demonstrar solidariedade, em socorrer quem está em momento difícil. Tudo isso, não demora muito, é a capitalização de agradecimentos em forma de poupança para um resgaste dolorido, arrasador e irreparável logo adiante. Dever qualquer tipo de favor aos vigaristas simpáticos é perdição. A dependência se tornará tóxica.

RELAÇÃO DOMINADORA

É inexorável que vigaristas simpáticos se ocupem de sua vida se encontrarem uma brecha,  por mais estreita que seja. Vigaristas simpáticos fazem de qualquer espaço de ação um latifúndio de abusos que, paradoxalmente, conquistam suas vítimas até que as vítimas se deem conta de que foram ludibriadas.

Vigaristas simpáticos de verdade jamais perdem em definitivo o relacionamento com suas vítimas. É claro que há situações de afastamento, de distanciamento, mas basta um vacilo para que tudo possa se repetir. É assim que funciona o mecanismo de enganação.

É claro que há uma condição especial para que vigaristas simpáticos sejam cada vez mais vigaristas simpáticos e possam agir com frequência intensa: quanto mais poderes controlam mais os utilizam como chamariz aos destroços a que se lançam.

Espero que você já tenha entendido o que é vigarista simpático depois dessa breve e improvisado explicação. Cuidado com o que você anda fazendo. Os  vigaristas simpáticos não são tantos como parece, mas por serem bons na maldade, parecem que são muitos. A ilusão de quantidade, subproduto de cicatrizes, e a reincidência que acomete as vítimas, tornam os vigaristas simpáticos múltiplos de fato e na imaginação.  

ESTUPRO PROVOCADO

É comum surgir a dúvida que coloca vigaristas simpáticos  como nada vigaristas e mais simpáticos diante de vítimas comprovadas. Essas mesmas vítimas são manipuladas a ponto de, em casos diversos, se acharem na mesma situação da moça bonita de saia curta vítima de estupro, sobre a qual se lançam olhares e frases de condenação.

Os incautos ou iludidos quando não ingênuos e crédulos que se relacionam com vigaristas simpáticos muitas vezes se autocondenam por supostamente terem lançado bases sobre as quais os vigaristas simpáticos plantaram  todo o arsenal de ataque metódico, inteligente, cuidadoso, extenso e arrasador.

Vigaristas simpáticos jamais largam as presas enquanto as presas não se descobrirem vítimas. Vigaristas simpáticos dominam a arte de colocar mais culpa, por mais abusos que cometam,  na conta- corrente das vítimas, que, então, se sentirão culpadas. Exorcizar vigaristas simpáticos não é tarefa fácil. Não duvidem dos poderes dos vigaristas simpáticos. Eles raramente parecerão o que são de fato. Já as vítimas correm o risco de perder noites de sono, atormentadas pela  ideia-fixa de se considerarem culpadas.



IMPRIMIR