Clique aqui para imprimir




Política

DANIEL LIMA - 12/08/2021

Esta é a segunda parte de uma proposta que fiz aos leitores no último dia 30 de julho. A terceira parte mostrará os resultados das eleições nas urnas. Quem se esqueceu do que foi proposto que levante a mão.  Como não estou podendo enxergar ninguém, porque ainda não inventaram tecnologia que nos coloque cara-a-cara com todos os leitores em tempo real, vou reproduzir os primeiros trechos do que escrevi para dar prosseguimento ao que temos. Sob o título “Seja jornalista por apenas um dia e arrisque quem ganhará as eleições”, traduzi a proposta nos seguintes termos: 

 Quero ver quem tem peito ou outra coisa semelhante, porque se trata de desafio às mulheres e aos homens leitores, para decidir uma parada que não é fácil, embora pareça fácil. Trata-se seguinte: temos disputa eleitoral de segundo turno eleitoral em três cidades do Grande ABC, porque nas outras quatro a parada já foi decidida em turno único. O que o leitor desafiado faria diante da necessidade imperiosa de escrever um texto e publicar no dia seguinte tendo como premissa a carga de perecibilidade, já que as urnas só serão conhecidas 10 dias depois? Repetindo para que não se alegue ignorância, tampouco esperteza de engenharia de obra feita: o que o leitor-jornalista por um dia (o desafio vale também para os jornalistas do dia a dia) faria para preparar um texto que se referisse à reta de chegada do segundo turno em três municípios da região tendo como travessia arriscada a necessidade de escrever hoje sobre o que deverá acontecer somente 10 dias depois?   

Vamos agora reproduzir o texto publicado na revista LivreMercado 10 dias antes da disputa real, em outubro de 2008, que agora expomos aos leitores. Leiam o que foi escrito por este jornalista dentro das condições já mostradas, sob o título “Pesquisas dão vitória aos petistas”:  

 Vanderlei Siraque, Luiz Marinho e Oswaldo Dias vão ser eleitos novos prefeitos no Grande ABC em segundo turno nas eleições municipais deste domingo, 26 de outubro. A conclusão se baseia em pesquisas realizadas entre quarta-feira e sábado da semana passada pelo Instituto Brasmarket (contratado por LivreMercado), Ibope (contratado pelo Diário do Grande ABC) e Instituto Scenso (com números divulgados pelo Repórter Diário). Numericamente há variações entre os três estudos, mas todos convergem para o mesmo sentido: abençoados, entre outros fatores, pelo prestígio e pelo apoio do presidente Lula da Silva, os petistas contam com vantagem suficiente para justificar o rótulo de favoritíssimos. 

LivreMercado de 2008 

 Em Santo André, a maior vantagem (22,6 pontos percentuais) apontada é do Instituto Scenso: Vanderlei Siraque está com 61,3% dos votos válidos, contra 38,7% de Aidan Ravin. O Ibope anunciou números em extremo oposto ao do Scenso: o candidato petista soma 54% e Aidan Ravin aparece com 46% – ou oito pontos à frente. A Brasmarket flutuou entre os dois institutos, com 58,3% a 41,7% para Vanderlei Siraque – ou 16,6 pontos percentuais de diferença. A margem de erro do Scenso é de 4,4 pontos percentuais, da Brasmarket de 4,0 e do Ibope de 4,0. 

LivreMercado de 2008  

 Em São Bernardo, quem apontou maior vantagem (37,8 pontos percentuais) de Luiz Marinho contra Orlando Morando foi o Instituto Scenso: 68,9% a 31,1% dos votos válidos. O Ibope registrou a menor diferença (20 pontos percentuais), de 60% a 40% para o petista. A Brasmarket ficou nos 68,4% a 31,6% — ou 36,8 pontos percentuais. As margens de erro são as mesmas da pesquisa em Santo André, exceção à Brasmarket, de 3,5 pontos percentuais. 

LivreMercado de 2008 

 Completando a rodada do segundo turno no Grande ABC, em Mauá os números foram mais próximos entre os três institutos. Pelo Scenso, Oswaldo Dias superou Chiquinho do Zaíra por 58,1% a 41,9% (diferença de 16,2 pontos percentuais), enquanto o Ibope registrava 61% a 39% (22 pontos percentuais) e a Brasmarket 57,8% a 42,2% – 15,6 pontos percentuais de vantagem para Oswaldo Dias. As margens de erro são as mesmas de Santo André. 

LivreMercado de 2008 

 Desde a primeira rodada de pesquisas do Instituto Brasmarket, publicada na edição de agosto, LivreMercado adota a massa relativa de votos para definir posicionamento dos concorrentes. Isto quer dizer que deixa em segundo plano interpretação baseada em margem de erro. Margem de erro é vetor cientificamente importante, como procuram provar e comprovar os institutos de pesquisa, mas não deve condicionar a objetividade da informação jornalística sempre que se apresentarem números sustentados que distanciam os concorrentes.  

LivreMercado de 2008 

 No caso específico das três pesquisas sobre as quais se baseou para preparar esta análise, LivreMercado coloca em primeiro plano a confiabilidade no Instituto Brasmarket, com o qual estabeleceu contrato de prestação de serviços. A empresa paulistana tem experiência de 30 anos e há quatro anos foi contratada pelo Diário do Grande ABC nas eleições municipais. O índice de acertos foi expressivo – tanto quanto nas pesquisas deste ano para LivreMercado. Ao lançar mão de pesquisas de outros institutos nesta edição, LivreMercado parte do princípio ético de que os leitores merecem ter informações amplificadas. Tanto no caso do Ibope quanto do Scenso os estudos foram divulgados e colocados à disposição do público, como determina a Justiça Eleitoral. 

LivreMercado de 2008 

 Das três pesquisas analisadas, apenas em Santo André, segundo interpretação do Ibope, a disputa estaria tecnicamente empatada a menos de 10 dias da eleição. Se a tese tem base científica, também o reverso deve ser considerado e determina levar-se em conta o que seria contraponto ao critério de margem de erro utilizado pelo Ibope: em oposição à retirada de quatro pontos percentuais de Vanderlei Siraque (de 54% para 50%) e de se acrescentar quatro pontos no desempenho do petebista Aidan Ravin (de 46% para 50%), a operação seria o acréscimo de quatro pontos para Siraque (de 54% para 58%) e a consequente quebra de quatro pontos de Aidan Ravin (de 46% para 42%). 

LivreMercado de 2008 

 LivreMercado optou por descartar qualquer uma das manobras bruscas de interpretação dos números do Ibope em Santo André, como em situações análogas envolvendo candidatos de outros municípios. A publicação entende que, caso contrário, romperia com uma política editorial que jamais alargou em tamanha dimensão o conceito de margem de erro. Mais que isso: LivreMercado entende que o Ibope, que errou feio na disputa do primeiro turno no Rio de Janeiro e em São Paulo, utiliza-se da elasticidade técnica da margem de erro por excesso de cautela. É espécie de seguro contra eventuais desvios estatísticos para cima, ou para baixo. Uma medida correta do ponto de vista metodológico mas que a mídia geralmente exclui do centro vital de análises quando a diferença é expressiva. Dessa forma, da mesma maneira que tecnicamente o Ibope confere empate técnico em Santo André, poderia divulgar também que a diferença se alargaria a 16 pontos com operação igualmente simples mas inversa e metodologicamente válida. Tanto a medida de aproximação quanto de distanciamento maior entre os dois concorrentes não traduziriam, de fato, o ambiente político-eleitoral em Santo André. 

LivreMercado de 2008 

 Também no contingente de eleitores que constam do agrupamento de voto descartável as três pesquisas caminham próximas. Em Santo André, 15,8% dos eleitores ouvidos pelo Scenso, 17% pelo Ibope e 13,3% pela Brasmarket disseram que não votarão em nenhum dos candidatos, não decidiram em quem votar ou vão anular o voto. Em São Bernardo são 15,6% os fora da eleição ouvidos pelo Scenso, 15% pelo Ibope e 18,6% pela Brasmarket. Em Mauá, respectivamente 15,6%, 15% e 14%. No primeiro turno, 32% dos eleitores de Santo André ficaram à margem dos votos válidos por conta de votos nulos, em branco e abstenções. Em São Bernardo foram 25% e em Mauá, 21%. Se seguir a trilha das três pesquisas, os índices serão reduzidos em 26 de outubro. 

LivreMercado de 2008 

 O Instituto Brasmarket ouviu 625 eleitores em Santo André entre os dias 17 e 18 (sexta-feira e sábado passados), com margem de erro de 4,0 pontos percentuais. A maioria dos entrevistados (45% dos votos nominais) votou em Vanderlei Siraque no primeiro turno, outros 25,9% em Aidan Ravin, 9,4% em Raimundo Salles, 5% em Newton Brandão e 2,1% em Ricardo Alvarez. Um total de 12,7% teria votado em branco, nulo ou se absteve. Esses números devem ser avaliados com certa reserva. Afinal, nem sempre o eleitor entrevistado admite ter votado em candidato que não passou para o segundo turno. 

LivreMercado de 2008 

 A margem de manobra para os eleitores que já manifestaram em quem vão votar é estreita em Santo André: 82,2% disseram que estão absolutamente certos da decisão e outros 2,6% estão praticamente certos. A possibilidade razoável de mudança envolve apenas 2,9% dos eleitores, contra 0,6% que admite ampla possibilidade de mudar de ideia. Completando o quadro, 11,7% não souberam responder. 

LivreMercado de 2008 

 O Instituto Brasmarket ouviu 844 eleitores em São Bernardo, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais. Como em Santo André, o candidato petista também liderou a preferência dos eleitores que revelaram o voto no primeiro turno: 47% dos votos nominais foram endereçados a Luiz Marinho, contra 26,2% a Orlando Morando, 11,4% a Alex Manente, 1,2% a Aldo Santos e 0,8% a Evandro de Lima. O nível de convicção do voto para o segundo turno no quesito “absolutamente certo” é um pouco inferior ao de Santo André, com 80,6%. Já o voto “praticamente certo” é de 3,4%. Entre os eleitores que afirmaram convicção de voto “razoável com possibilidade de mudança” (1,8%) e que admitiram “ampla possibilidade de mudança” (2,6%) sobrou a soma de 4,4%. Outros 11,6% não souberam se posicionar. 

LivreMercado de 2008 

 A margem de erro da Brasmarket em Mauá é de 4%, por conta de 613 entrevistas. Oswaldo Dias obteve a maior votação no primeiro turno entre os entrevistados – 42,3%, contra 30,3% de Chiquinho do Zaíra. Apenas 15,2% disseram ter votado em Diniz Lopes e 2,6% em Mateus Prado. Os restantes 9,6% votaram em branco, anularam ou não compareceram às urnas. A solidez de certeza do candidato escolhido no segundo turno em Mauá é semelhante à de Santo André e de São Bernardo: 81,4% estão entre os absolutamente certos, 1,3% praticamente certo, 4,7% com razoável possibilidade de mudança e 0,5% com ampla possibilidade de mudança. Outros 12,1% não souberam responder. 

LivreMercado de 2008 

 Também a pesquisa da Brasmarket apontou uma das razões de os petistas liderarem as pesquisas. Tanto em Santo André quanto em São Bernardo como em Mauá, os maiores colégios eleitorais, sempre na periferia, apontam resultados mais satisfatórios a Vanderlei Siraque, Luiz Marinho e Oswaldo Dias. Em Santo André, os Bairros Camilópolis/Vila Metalúrgica (68,9% a 31,1% dos votos válidos), Parque Capuava/Parque João Ramalho (67,9% a 32,1% dos votos válidos) e Vila Humaitá (55,1% a 44,9%) oferecem vantagens consideráveis a Siraque. Esses locais representam 26,7% do eleitorado municipal. Um pouco menos que os 29,8% dos bairros mais representativos em votos em São Bernardo: 14,8% estão no Montanhão (onde Marinho lidera por 53,7% a 46,3%), 8,6% estão no Alvarenga (Marinho vence por 72,7% a 27,3%) e 6,4% no Bairro dos Casas (Marinho está na frente com 72,3% a 27,7%). Em Mauá, 42,7% dos eleitores estão no Jardim Anchieta/Jardim Primavera (vitória de Oswaldo Dias por 51,6% a 48,4%), na Vila Lígia/Jardim Zaíra (Oswaldo Dias lidera com 54,8% a 45,2%) e na Vila Nova Mauá/Jardim Oratório (vitória de Oswaldo Dias por 69,9% a 30,1%). 

LivreMercado de 2008  

 Um dos pontos de voto conservador de Santo André é formado pelo Bairro Campestre e Vila Guiomar, no total de 7,0% do eleitorado. Um bom teste para Vanderlei Siraque que, como outros petistas, sempre teve dificuldade de alcançar votação satisfatória para vereador e deputado estadual. Na pesquisa da Brasmarket, Siraque conta com 54,1% contra 45,9% de Aidan Ravin. Das 18 zonas em que é dividido o território eleitoral de Santo André, Vanderlei Siraque só é derrotado por Aidan Ravin em duas: Vila Floresta/Vila Valparaíso (27,3% a 72,7%) e Vila Assunção/Vila Alzira (48,1% a 51,9%). Em sete localidades o candidato petista ultrapassa 60% dos votos válidos. 

LivreMercado de 2008 

 Em São Bernardo, um dos pontos mais sólidos do voto conservador é Rudge Ramos e, surpreendentemente, Luiz Marinho lidera na pesquisa da Brasmarket por 73,3% a 26,7%. Ali estão 4,9% do total de votos de São Bernardo. Das 24 zonas eleitorais, Luiz Marinho só está em desvantagem no Bairro Independência (44,4% a 55,6%). Já em Mauá, Oswaldo Dias é derrotado por Chiquinho do Zaíra em apenas três das 14 zonas eleitorais – Bairro da Matriz (40% a 60%), Vila João Ramalho (47,1% a 52,9%) e Vila Real (44,4% a 55,6%). 

LivreMercado de 2008 

 A sinalização de que o PT apresenta nos três municípios do Grande ABC desempenho mais favorável do que em eleições passadas quando se trata do topo da renda familiar está evidenciada na pesquisa Brasmarket. Os números são mais expressivos no caso de Vanderlei Siraque: 66,7% das famílias que têm rendimento superior a 20 salários mínimos preferiram o petista no confronto com o petebista Aidan Ravin. No caso de São Bernardo, Luiz Marinho conseguiu percentual um pouco inferior, de 62,9%. Já Oswaldo Dias repetiu em Mauá o índice de Vanderlei Siraque. Os três petistas vencem em todas as faixas de renda, menos Vanderlei Siraque, que perde para Aidan Ravin entre as famílias de três a 10 salários mínimos. Vanderlei Siraque é o petista que tem o menor grau de votos de eleitores com Ensino Superior completo ou incompleto: 40,4% contra 59,6% de Aidan Ravin. Uma situação diferente da de Luiz Marinho, que conta com o apoio de 70% desse estrato social no confronto com Orlando Morando e de Oswaldo Dias, com 74,2% diante de Chiquinho do Zaíra. 

Conselho Editorial   

Na mesma edição de LivreMercado de outubro de 2008, a publicação destacou o resultado da sondagem junto ao Conselho Editorial, instância da qual participavam formadores e tomadores de decisões na região. Veja a matéria sob o título “Conselho coloca PT nas Prefeituras”:  

 O Conselho Editorial de LivreMercado foi chamado a participar das eleições no Grande ABC neste segundo turno. Quem vencerá em cada Município? Qual será o resultado final em votos válidos? A direção de LivreMercado já esperava eventual resistência do quadro de conselheiros – exatamente 238 representantes da sociedade do Grande ABC – mas nem por isso recuou da proposta da enquete. Participaram exatamente 86 eleitores. E o resultado final, depois de três dias úteis de votação, apresenta pouca semelhança com os números relativos das pesquisas do Instituto Brasmarket, do Ibope e do Instituto Scenso, realizadas entre quarta-feira e sábado da semana passada. Em termos quantitativos, a percepção dos conselheiros convergiu em favor de Vanderlei Siraque, Luiz Marinho e Oswaldo Dias. A enquete foi realizada entre quarta e sexta-feira da semana passada. 

Mais Conselho Editorial  

 Os conselheiros editoriais de LivreMercado foram solicitados a se manifestar sobre os resultados nos três municípios, independentemente do domicílio eleitoral. Mais de dois terços acreditam que os petistas vão ganhar as prefeituras de Santo André, São Bernardo e Mauá. Para 72,10% dos conselheiros, vai dar Siraque em Santo André, 74,42% optaram por Luiz Marinho em São Bernardo e 77,91% por Oswaldo Dias. Embora em números absolutos os conselheiros acreditem muito mais nos petistas, nos números relativos à média geral de votos válidos corre em raia diferente. Se a previsão dos conselheiros for confirmada, Vanderlei Siraque vencerá Aidan Ravin por 56,64% a 43,36%. Apenas um pouco menos de dificuldades do que Luiz Marinho no confronto com Orlando Morando – o resultado apontado em média é de 55,35% a 44,65% para o ex-ministro da Previdência Social. Já a vantagem de Oswaldo Dias em Mauá seria semelhante à de Siraque em Santo André: 56,52% a 43,48% de Chiquinho do Zaíra. 

Mais Conselho Editorial  

 Como era esperado numa iniciativa que reúne virtualmente diferentes formadores de opinião, não faltaram diversidade e dimensão matemática nas respostas. Todas as combinações possíveis constaram das planilhas enviadas à redação. Entretanto, a maioria seguiu um roteiro sistemático: apontou os três candidatos petistas como francos favoritos das disputas. LivreMercado reconhece que o trabalho não tem base científica – daí o fato de ser enquête, não pesquisa. Entretanto, a direção da publicação julgou providencial a sondagem. Era importante avaliar até que ponto o Conselho Editorial estava sensível ao segundo turno na região. 

Mais Conselho Editorial  

 Já era esperado que grande parte de consultores não participaria, por conta de possível constrangimento. Desde a primeira mensagem enviada aos conselheiros, LivreMercado deixou claro que o material seria publicado na Edição Especial com as respectivas respostas e a foto de cada participante. Há situações em que o Conselho Editorial se posiciona, mas é assegurada confidencialidade. Neste caso, optou-se pela visibilidade dos manifestantes. Um Conselho Editorial do porte e da abrangência profissional como o mantido por LivreMercado há muitos anos é iniciativa inédita no jornalismo brasileiro. Formado por médicos, advogados, contabilistas, agentes públicos, dentistas, empresários, executivos, entre tantos outros, o Conselho Editorial é responsável pela definição dos títulos de Melhores do Ano do Prêmio Desempenho, há 15 anos realizado pela Editora Livre Mercado. A atribuição de notas aos cases selecionados como Destaques do Ano determina a ordem classificatória do maior evento regional do País. 



IMPRIMIR