Clique aqui para imprimir




Sociedade

DANIEL LIMA - 15/07/2021

Escrevi outro dia que pretendia colocar ao escrutínio dos leitores a escolha da maior lorota deste século entre tudo o que foi exposto de mais extravagante por prefeitos e agentes públicos de plantão. Decidi mudar de ideia. O que sugiro é que os leitores escolham três das possíveis maiores lorotas destes 21 anos de novo século.  

O período abrangido é curto, tomado pelos prefeitos que dirigiram a região entre 2008 e 2016. Mais precisamente entre 2013 e 2016. Luiz Marinho é exceção: assumiu em janeiro de 2008. Foi o único reeleito no período 2013-2016.  

Outra exceção daquele período de análise é Paulinho Serra, prefeito de Santo André. Desconsidero tudo que disse anteriormente, no primeiro mandato dele, a partir de 2017, e deste segundo mandato, menos o que me motivou a ressuscitar o conceito de lorota.  

Penetra importante  

Paulinho Serra disse outro dia ao Diário do Grande ABC (e escrevi sobre o assunto em seguida) que Santo André é, em linhas gerais, um portentoso endereço logístico como sustentáculo ao desenvolvimento econômico. Um disparate que me fez tremer na cadeira. Por isso, embora penetra, é importante.  

Com a inclusão excepcional da declaração de Paulinho Serra (outras tanto dele como dos demais prefeitos da atual safra poderiam ser acrescentadas à lista), passo a bola aos leitores. Considerem a declaração de Paulinho Serra na lista que se segue. E a lista que se segue integrou o Observatório de Promessas e Lorotas que criei e controlei no período já mencionado.  

Façam isso, leitores. Com cuidado e critério. Tudo isso exposto de forma clara, insofismável e democrática. Prometo que vou fazer minha parte numa próxima edição: vou eleger as três maiores lorotas dessa relação.   

O filtro que estabelecemos ao criar o Observatório de Promessas e Lorotas em 2013 teve como essência a diferença entre uma coisa e outra.  

Promessa e lorota  

Promessa, em linhas gerais, é aquilo que ao ser exposto tem alguma ou muita possibilidade de traduzir-se em realização. Lorota é aquilo que, de imediato, sem tirar nem pôr, se apresenta como oportunismo puro, ingenuidade, confiança excessiva nos parceiros de jornada, sede de redenção do Município ou da região, entre outras possibilidades. Lorota não significa necessariamente má-fé de quem a divulga. Na maioria dos casos é desconhecimento, é marketing rastaquera.  

A gravidade crítica que impera no conceito de lorota é que os efeitos perversos na sociedade são imensuráveis. Varam o tempo. Oferecem aos incautos e aos ingênuos a expectativa de soluções mágicas. Lorotas são a plenitude de estragos continuados na esperança e na fé. Estilhaçam o espírito resiliente da sociedade, remetendo-a a subjetividades ilusionistas que industrializam desencanto.  

Então, vamos lá, leitores. Façam três escolhas entre as 24 (mais uma) lorotas juramentadas pelo Observatório que criei e desmontei porque descobri que a profusão de insumos oferecia como contrapartida a aridez de resultados. Não esqueçam de incluir a logística de Paulinho Serra na relação.   

Administração Carlos Grana  

 Em 12 de agosto de 2013 Carlos Grana anuncia que pretende fazer da Vila de Paranapiacaba o maior polo turístico da Província do Grande ABC, em encontro com representantes do Polo Design Center do ABC.  

 Em 14 de agosto de 2013 Carlos Grana anuncia a constituição do pontapé inicial para a construção do Polo Tecnológico de Santo André, ao fazer aprovar no Legislativo o projeto que habilita o Município à iniciativa.  

 Em 14 de agosto de 2013 a secretária de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Oswana Fameli, anuncia a construção de um centro de convenções no escopo do Polo Tecnológico de Santo André.  

 Em 14 de agosto de 2013 a secretária de Desenvolvimento Econômico Oswana Fameli anuncia um pacote de intenções com a criação de leis de inovação e incentivo fiscais para tornar realidade o Polo de Tecnologia de Santo André. Seriam abrangidas várias áreas econômicas do setor industrial.  

 Em 1º de setembro de 2013 Carlos Grana promete acabar com as irregularidades habitacionais na Chácara Baronesa. Durante evento que marcou o anúncio de investimentos do governo do Estado naquela área de 340 mil metros quadrados ocupada por mais de 700 moradias irregulares, Carlos Grana disse textualmente ao Diário do Grande ABC: “Faremos atualização cadastral do número de pessoas que moram na área e, em parceria com o Estado e a União, buscaremos solução habitacional”. Em seguida, o prefeito destacou que tem meta de construir cinco mil unidades habitacionais até 2016, mas que o número poderá ser ampliado para sete mil. “Certamente as famílias da Chácara Baronesa estarão contempladas” – afirmou.  

 Em 30 de outubro de 2013 a Administração Carlos Grana anunciou a contratação da empresa MPorto para fazer captação de recursos para a recuperação do Cine Teatro Carlos Gomes. O projeto está orçado em R$ 15 milhões e a empresa receberá R$ 79,5 mil para executar o trabalho, além de prestar serviços técnicos profissionais para restauro, reforma e modernização do espaço. O contrato terá a vigência de 120 dias. A intenção da Administração é promover também a revitalização da área do entorno do Teatro Carlos Gomes. Para isso, pretende dar isenção de ISS (Imposto Sobre Serviços) e IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial e Urbana) aos estabelecimentos comerciais que se instalarem ao redor do teatro, como livrarias, cafeterias, ateliês, lojas de instrumentos musicais, entre outros. A previsão é que o Cine Teatro se transforme em arena cultural multiuso com capacidade para 600 lugares, com inauguração prevista para 2016. “Poderemos fazer exposições, peças, shows, bailes e vários tipos de atividades. A ideia é transformar o espaço para servir como âncora a uma série de ações culturais da cidade”, afirmou o secretário de governo, Tiago Nogueira.  

 Em oito de fevereiro de 2014 Carlos Grana anuncia disposição de reduzir a dois metros de profundidade o chamado Tancão da Morte, localizado no Parque Guaraciaba e que, na virada do mês, causou afogamentos de cinco jovens, somandando-38 ao longo da história dessa lagoa situada em área de mananciais. Um dia antes de anunciar que estariam sendo realizados estudos pelo Semasa para limitar a profundidade a dois metros, Carlos Grana disse que pretendia aterrar o Tancão da Morte. Para isso, teria de obter improvável aprovação da Justiça, por conta da localização em área ambiental, e porque os custos seriam exorbitantes -- a lagoa chega a 50 metros de profundidade.  

Administração Luiz Marinho  

 Em sete de fevereiro de 2009 o então futuro secretário de Educação e Cultura de São Bernardo, Celso Frateschi, anuncia que quer trazer grandes eventos para a região, inclusive envolvendo municípios da metrópole, para baratear os custos de contratação de bons espetáculos. “Vemos sempre os mesmos espetáculos por aqui. Queremos criar uma alternativa para criar um circuito que movimente, traga para a região espetáculos que normalmente só fazem o trajeto Rio-São Paulo” – afirmou o logo após anunciado secretário.  

 Em 20 de fevereiro de 2009 o prefeito Luiz Marinho anuncia que pretende desprivatizar o atendimento de saúde do Município, entregue à Fundação do ABC. “A retomada do atendimento da Saúde pela secretaria municipal é uma reivindicação antiga do PT, que se opunha à política adotada pelo prefeito anterior, William Dib – disse o vereador petista José Ferreira”.  

 Em 12 de maio de 2009 o secretário de Desenvolvimento Econômico Jefferson José da Conceição afirma que reativará as atividades da Câmara Regional do Grande ABC, instituição criada nos anos 1990 pelo prefeito de Santo André, Celso Daniel.  

 Em cinco de junho de 2009 a Administração Luiz Marinho anuncia que São Bernardo poderá abrir o Parque Temático do Automóvel. Um dos principais itens a compor o parque é um museu, responsável por contar não apenas a história dos carros, mas também da indústria automobilística e as mudanças que causou na cidade. Está previsto também um centro de exposições e convenções para suprir a demanda da região, segundo notícia do jornal Repórter Diário. “Queremos viabilizar o projeto para que seja um presente para a cidade e para os moradores de São Bernardo. Mas ainda estamos conversando com especialistas para que tudo saia da melhor maneira”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson da Conceição.  

 Em 21 de junho de 2009 o secretário Jefferson José da Conceição anuncia que a Prefeitura de São Bernardo contará com o apoio do Ciesp para se transformar referência nacional em Tecnologia da Informação. O secretário disse que a ideia é juntar oferta e demanda. Explicou que existe um número significativo de empresas da região na área de TI e universidades que trabalham tanto com pesquisa quanto com alunos. “O intuito é dialogar e potencializar uma rede de agentes ligados à área no ABCD, além de tentar trazer novas empresas e novos empregos para as cidades” – disse.  

 Em 12 de novembro de 2010 foi anunciado pelo prefeito Luiz Marinho o Polo Aeronáutico de São Bernardo, como promessa de que iniciaria os trabalhos no primeiro trimestre de 2011. Marinho estava acompanhado no encontro por Bengt Janer, executivo da Saab no Brasil. O Polo anunciado consistiria no Centro de Pesquisas Aeronáuticas que atuará como um grande núcleo estratégico responsável pela viabilização, junto ao mercado, de projetos na Área de Defesa e Inovação Urbana. A iniciativa contaria com um Conselho de Administração composto por representantes da Prefeitura, universidades (FEI e UFABC) e Incubadoras. Luiz Marinho ressaltou que toda a região seria beneficiada com a instalação. “Traz riqueza intelectual. Produção de tecnologia é importante para qualquer região do mundo. É motivo de muita alegria. É positivo para nossa cidade e para a região” – disse ao jornal Repórter Diário.  

 Em 15 de outubro de 2011 o jornal Diário do Grande ABC deu em manchete principal de primeira página que o prefeito Luiz Marinho planeja construir um aeroporto internacional em São Bernardo, disposto que estava a entrar na briga com Caieiras para conquistar o terceiro terminal aeroportuário de grande porte da Região Metropolitana de São Paulo. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson da Conceição, “deu mostras de que o plano não está em estágio tão primário na Administração, tanto que afiançou que há um projeto executivo finalizado. Esse documento é responsável por demarcar o terreno do aeroporto, delinear estratégias e até estipular a capacidade de funcionamento”, publicou o jornal.   

 Em 19 de agosto de 2012 o ABCD Maior publica que a Prefeitura de São Bernardo estuda duas formas de concretizar a revitalização do Pavilhão Vera Cruz: gestão própria ou concessão à iniciativa privada. A proposta do prefeito Luiz Marinho é revitalizar e transformar o estúdio da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz em uma Fundação e retomar a importância que o espaço já teve na indústria cinematográfica do País.  

 Em nove de novembro de 2012 os jornais estamparam que Luiz Marinho apresentou projeto funcional do metrô-cabo, popularmente conhecido como teleférico, a ser implementado em pontos estratégicos do Município. Inicialmente o projeto prevê a construção de três estações nos corredores Tiradentes, Montanhão e Pedro Alcântara. O teleférico será interligado com corredores de ônibus e de metrô. Disse Marinho que o sistema visa transformar São Bernardo em referência de mobilidade urbana. O secretário de Transportes e Via Públicas, Oscar Silveira, afirma que a obra não tem previsão para começar. “Talvez daqui a um ano”, esperamos. Marinho viajou à Colômbia e à Venezuela para conhecer o sistema e garantiu que iria ao Rio de Janeiro, em dezembro daquele ano.  

 Em 24 de janeiro de 2014 a versão digital do jornal ABCD Maior publicou uma nota em que o prefeito Luiz Marinho anunciou em sua página pessoal no facebook que se encontrou com o ministro da Defesa, Celso Amorim, com o objetivo de acelerar o processo de fabricação dos supersônicos Gripen NG, da sueca Saab. “Até abril deste ano devemos fechar todos os detalhes do contrato. Com os componentes dos caça sendo produzidos em São Bernardo, devemos gerar até cinco mil empregos diretos na cidade. É motivo de satisfação ter participado ativamente, desde 2010, na consolidação dessa proposta que vai trazer benefícios a nossa cidade e ao Brasil”, escreveu Marinho.  

 Em 17 de agosto de 2014 Luiz Marinho afirma ao jornal Repórter Diário que o local em que sai uma empresa industrial não terá espaço para especulação ou investimento imobiliário. “Eu não permitirei. Aviso aos navegantes: não há qualquer possibilidade de espaço de indústria virar empreendimento habitacional”.  

Administração Paulo Pinheiro  

 Em 23 de agosto de 2013 a Administração Paulo Pinheiro anuncia que uma parceria com a Caixa Econômica Federal vai viabilizar recursos financeiros para eliminar o problema representado por aproximadamente 700 famílias que vivem no bolsão de pobreza formado pelos bairros Prosperidade, Fundação, São José, Nova Gerty e Boa Vista. Elda Martinez, secretária de Obras e Habitação, afirmou: “Com a conclusão dos estudos prevista para o final do ano, teremos condições de analisar e planejar qual a melhor maneira de implantar um projeto que atenda essa população de baixa renda com qualidade social e de infraestrutura” – afirmou, completando que pretende iniciar as obras das moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida no início de 2014.  

 Em 10 de janeiro de 2014 Paulo Pinheiro anunciou que pretende construir um túnel sob a Avenida Goiás para desafogar o tráfego local. A proposta é direcionar para a futura ramificação viária o trânsito de veículos que partem de Santo André pela Avenida Dom Pedro II e pela Avenida Guido Aliberti ou vice-versa. A proposta é encarada como Plano B. A prioridade logística é construir uma via paralela à Avenida Goiás e aos trilhos da Linha-10 Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), projeto anunciado em março de 2013.  

Administração Donisete Braga  

 Em oito de dezembro de 2012 o prefeito Donisete Braga anuncia que Mauá ganharia duas mil novos empregos industriais com a perspectiva da chegada de uma divisão da Mercedes-Benz.  

 Em 23 de novembro de 2015 o prefeito Donisete Braga anuncia que pretende construir um centro de convenções na área em que está instalado o Paço Municipal. A proposta só sairá do papel se o projeto for custeado por meio de PPP (Parceria Público-Privada). Donisete Braga pretende canalizar o piscinão localizado na região do Paço Municipal e integrar o complexo ao Parque da Juventude, revitalizado e previsto para ser entregue em janeiro.  

Administração Lauro Michels  

 Em 13 de agosto de 2013 Lauro Michels anuncia que não autorizará a construção de torres de apartamentos e de salas comerciais em Diadema que ultrapassem os critérios regulamentares sem que as construtoras responsáveis ofereçam contrapartidas de verdade para o Município, em forma de equipamentos públicos.  

Administração Saulo Benevides  

 Em 19 de março de 2015 o prefeito Saulo Benevides anuncia três obras que seriam entregues antes do final do primeiro mandato: a construção de um teleférico, de uma fábrica artesanal de chocolate e de um parque temático.



IMPRIMIR