Política

Economia é tiro no pé
do PT de Luiz Fernando

  DANIEL LIMA - 07/03/2024

A população de São Bernardo precisaria ser muito ignorante ou, mais que isso, indomavelmente patética, ou ainda mais que isso, incontrolavelmente autista, para cair na farra de fraudes que o candidato petista Luiz Fernando Teixeira dá sinais evidentes de preparar para a campanha eleitoral. Trata-se da pauta econômica como suposto calcanhar de Aquiles da Administração de Orlando Morando, adversário a ser batido. Essa dívida ainda não paga é do PT.

O PT de Dilma Rousseff, com Luiz Marinho de prefeito e Luiz Fernando Teixeira de mandachuva durante oito anos na Prefeitura, entre 2009 e 2016, destruiu grande parte da riqueza de São Bernardo.

Só o PIB per capita caiu 50,52% no período.

Nos primeiros cinco anos de Orlando Morando cresceu 7,93% -- com pandemia e tudo. Divida pela média diária e o resultado é o seguinte: com os estragos de Dilma Rousseff na gestão de Luiz Marinho, São Bernardo perdeu por ano 6,31%. Com Orlando Morando e a pandemia, São Bernardo ganhou 1,59%. Ainda faltam três anos a contabilizar.

É um atentado informativo a reportagem de hoje do Diário do Grande ABC, tendo como patético protagonista o ex-vereador e outras coisas mais, ou menos, Ramiro Meves, coordenador-geral da campanha de Luiz Fernando Teixeira.

Temos um caso típico de tiro de misericórdia na realidade dos fatos e um funeral da pauta econômica do petista Luiz Fernando Teixeira. Aliás, o mesmo Luiz Fernando Teixeira que, ainda outro dia, disse bobagens semelhantes sobre a economia de São Bernardo.

Parece até que Ramiro Meves o copiou. Ou teria sido Luiz Fernando Teixeira uma cópia ordinária de conversas anteriores de bastidores sob a batuta do inacreditável Ramiro Meves?

Não é fácil descobrir quem é o original e quem é a cópia das estultices que a candidatura do petista expõe à sociedade. Certo mesmo, à prova de qualquer iniciativa em contrário, porque os dados são oficiais, retirados do IBGE, é que se desenha uma ação fraudulenta que colocaria de joelhos todos os estudos sérios sobre o comportamento da economia de São Bernardo e da região nos últimos anos.

Como faço sempre que um assunto com tamanho potencial de descrédito se apresenta (pois é disso que se trata, ou seja, de algo tão estapafúrdio que o simples contraditório não dá conta do recado; é preciso mostrar a prova do crime) reproduzo a reportagem sob encomenda do Diário do Grande ABC com Ramiro Meves e faço intercaladamente providenciais intervenções.

A reportagem de hoje do Diário do Grande ABC conta com o seguinte título: “Faltou habilidade a Morando para segurar empresas, diz Ramiro Meves”. E conta com a seguinte linha fina, complementar: “Coordenador da campanha de Luiz Fernando à Prefeitura de Bernardo destaca a importância de ter proximidade com o governo federal”.

DIÁRIO DO GRANDE ABC

O ex-deputado estadual e coordenador da campanha de Luiz Fernando Teixeira (PT) à Prefeitura de São Bernardo, Ramiro Meves (SD), afirma que faltou habilidade a Orlando Morando (PSDB) para evitar a fuga de grandes empresas da cidade. Durante os dois mandatos do tucano, nove grandes indústrias deixaram o município. Entre elas, a Ford e a Toyota. “O prefeito não teve habilidade de ir lá na matriz nos Estados Unidos, no caso da Ford, e negociar, conversar, se comprometer com algo para segurar a empresa aqui. Ele deveria ter procurado o Presidente da República da época e, junto com ele, montar uma comissão e ir negociar com a Ford a permanência da empresa”, afirma Meves.

CAPITALSOCIAL

É muita ignorância ou falsa esperteza conduzir problema gravíssimo do ponto de vista econômico e social ao mundo da diplomacia. Quando uma multinacional decide mudar de endereço ou simplesmente fecha as portas, como a Ford fez não apenas em São Bernardo num pacote de desistência, é porque a vaca da paciência, da baixa rentabilidade e da macroeconomia já foi para o brejo há muito tempo. A fuga de empresas de São Bernardo é um processo longevo, que começou com o movimento sindical, prosseguiu com a guerra fiscal, invadiu o governo de Fernando Henrique Cardoso, ganhou tração com o trecho sul do Rodoanel e segue em frente. Não tem misericórdia. E, claro, se agravou ainda mais com o segundo mandato de Lula da Silva à frente do governo federal e, ainda mais, com os seis anos de bucha de canhão de Dilma Rousseff. Tudo muito dolorosamente esquadrinhado em dados.

DIÁRIO DO GRANDE ABC

O coordenador destaca ainda que, no caso das duas montadoras de veículos, várias outras empresas foram prejudicadas, pois faziam parte da cadeia de produção. “Então nós perdemos tudo isso por inabilidade do prefeito.” Meves se refere à fuga das empresas para destacar a importância de se eleger um prefeito que seja alinhado com o governo federal. “Conosco isso não teria acontecido. Nós não vamos perder, nós vamos trazer empresas para São Bernardo”, promete o coordenador. E complementa. “São Bernardo precisa ter um prefeito que tem uma ligação muito forte com o governo Lula. E o Lula quer eleger o Luiz Fernando. O Lula ajudou a escolher o Luiz Fernando para ser o candidato. Na hora certa Lula entrará com força na campanha.” 

CAPITALSOCIAL

A maior catástrofe econômica da região, e notadamente de São Bernardo, se deu justamente no governo petista, pós-extensão de Lula da Silva, no caso de Dilma Rousseff. São Bernardo perdeu metade do PIB per capita. É um número assustador. PIB é o mais respeitado indicador de produção de riqueza. São Bernardo exibe a perversa contabilidade de crescer em população e cair em geração de riqueza. Caiu pela metade. Caiu pela metade. Repetir é pouco.

DIÁRIO DO GRANDE ABC

Embora Luiz Fernando apareça em terceiro lugar na pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, feita a pedido do Diário e publicada em fevereiro, com 9,9% das intenções de voto, Meves aposta que ele estará no segundo turno. O levantamento mostrou Alex Manente (Cidadania) em primeiro, com 37%, e Marcelo Lima (PSB) em segundo, com 21,8%. “A campanha do está indo muito bem. Nós estamos numa crescente. Eu acredito que, com certeza absoluta, nós estaremos no segundo turno”, afirma o coordenador. Ramiro Meves classifica Luiz Fernando como um candidato moderado, capaz de receber votos de vários segmentos da sociedade. “O Luiz Fernando não é um cara de esquerda radical. Ele é de centro. É um empresário bem sucedido. Eu acho que São Bernardo vai ter um bom prefeito, porque ele é um profundo conhecedor da situação da cidade”, destacou.

CAPITALSOCIAL

Ramiro Meves exagera nas louvações a Luiz Fernando Teixeira, mas não erra na possibilidade de acertar a previsão de que o candidato estaria no segundo turno em São Bernardo. Seria um vexame não estar, porque o PT conta com eleitorado fiel na cidade onde o sindicalismo deixou marcas de transformação para o bem e para o mal. Mas não é com essa pauta econômica que o candidato do PT vai ganhar eleitores. Se o adversário estiver bem informado e decidir botar a boca no trombone, os resultados seriam péssimos.

DIÁRIO DO GRANDE ABC

Meves criticou também as vendas de terrenos feitas por Orlando. “Hoje a cidade está empobrecida, a cidade vendeu todos seus bens patrimoniais. São Bernardo vendeu todos os seus imóveis. Então o prefeito que vai vir no ano que vem vai ter um grande problema se não tiver ajuda do governo federal”, sinaliza. A campanha ainda não definiu quem será o vice. Segundo Meves, existem vários bons candidatos, entre eles o ex-prefeito William Dib. 

CAPITALSOCIAL

Área pública subaproveitada precisa ser vendida mesmo, sempre com critério e transparência. A Administração Luiz Marinho não fez nada diferente. Como os antecessores. Ainda há muito espaço público em São Bernardo que pode ser traduzido em receita. Só não se pode reproduzir escândalo como o do Marco Zero da MBigucci, quando uma área nobre foi arrematada irregularmente e por preço de banana durante a gestão de William Dib. A denúncia com provas durante o governo de Luiz Marinho foi engavetada.

Leia mais matérias desta seção: